terça-feira, 22 de março de 2011

Luta de Namús é anulada a pedido do governo uruguaio

"A luta de sábado foi uma vergonha", afirma Ministro do Turismo do Uruguai


Chris Namús / (Foto: Observa)

Segunda-feira à noite a Federação Uruguaia de Boxe resolveu anular a luta de sábado entre a uruguaia Chris Namús e a espanhola Loli Muñoz, pelo título da World Profesional Boxing Federation em posse da lutador da casa, porém o mesmo continua com ela por hora.

O empresário Juan María Vanrell assegurou ao períodico Observa que a decisão foi tomada a pedido do governo por meio do Ministério de Turismo e Esportes. “O governo aconselhou que a Federação declarasse a luta anulada, pois era a única medida a ser tomada. Agora a pugilista espanhola pode, se quiser, apelas diante a Federação”, afirma Vanrell.

“Comprovadas as irregularidades se declara a luta anulada. Porém, não pode tirar o cinturão de Manús e dá-lo para Muñoz. Mas, ela tem todo o direito de apelar porque as irregularidades são muito graves. Terminar a luta 30 segundos antes do final é algo sem precedentes. Já se teve boxeadores mordendo os outros, agredindo árbitros, mas não lembro de nada igual”, aponta Vanrell.

“Os jurados não compõem a questão central, podem dar um ponto a mais ou a menos conforme seu livre arbitrio, mas o que o árbitro (Anibal Andrade) fez é inconcebível”, declarou Vanrell em referencia a como o árbitro Anibal Andrade se entrepôs as pugilistas durante os piores momentos de Namús praticamente a segurando em pé. Podem haver sanções para os jurados e para o árbitro, mas não para a Federação.

Outra decisão da Federação é não permitir lutas em que árbitro e jurados sejam uruguaios. Essa decisão foi tomada em comum acordo com a diretiva da Federação presidida por Rúben Mea e começará a funcionar nesta sexta-feira.

Em respeito a polêmica luta o diretor geral do Ministério de Turismo do Uruguai, Antonio Carámbula, postou em seu Twitter que “a luta de sábado foi uma vergonha” e que a Secretária de Estado espera da Federação “medidas e sanções”.

O resultado foi injusto para a espanhola, pois depois do 5º round dominou a luta impondo severo castigo a uruguaia deixando marcas em seu rosto que diferente do seu ficou bem amassado. Namús durante o último round cuspiu o protetor bucal para ganhar tempo, como fez contra a brasileira Adriana Salles ao obter o título em outubro do ano passado. Ainda por cima teve ajuda de Aníbal Andrade para não ir de encontro a lona que a segurou como um pai ampara uma criança.

O resultado da luta foi 97-93 para Namús conforme Freddy Sosa, 95-95 de Enrique Vales e Hugo De León viu 96-95 para Namús.