Ching-Kuo Wu, Domingo Solano e Luiz Cláudio Boselli / (Foto: CBBoxe.com Divulgação)
A AIBA (Associação Internacional de Boxe) confirma que a realização do Pré-Olímpico das Américas será efetuada no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
O evento deve ser realizado entre 11 a 20 de maio de 2012, segundo o site da CBBoxe que aponta o contrato assinado em Astana, Cazaquistão.
A primeira classificatória para os Jogos Olímpicos de 2012 será em Baku, Azerbaijão, no Campeonato Mundial de setembro deste ano.
Na cerimônia de assinatura de contrato do Pré-Olímpico das Américas estiveram Ching-Kuo Wu, presidente da AIBA; Domingo Solano, presidente da Copabox e Luiz Cláudio Boselli da CBBoxe.
Vitrine Brasileira
Ter um pré-olímpico abre portas para mostrar o que faz do Brasil a 7º economia do mundo e uma democracia que tem aumentado sua influência no panorama da globalização. Entretanto, o boxe nacional precisa ganhar mais medalhas do que vem ganhando, o que melhorou nos últimos anos.
Importante também é mostrar o esporte como ferramenta de sociabilização e de desenvolvimento humano. Em outros países como os capitalistas E.U.A ou a comunista Cuba, o esporte é uma vitrine da evolução local, e medalhas são disputadíssimas nas olímpiadas.
Quando em competições de várias categorias o país apresenta apenas um pequeno contingente no pódio – como foi com Servílio de Oliveira e David Lourenço – acaba mostrando em muitos casos que se depende de um talento único, ou na melhor das hipóteses que pode esperar um preenchimento maior em futuras competições.
Entretanto, uma participação maior de atletas, como vem acontecendo em torneios continentais, mostra um investimento maior, porém deve ser mantido e até mesmo aperfeiçoado para que não se perca no tempo.
A escolha do Brasil pela AIBA demonstra que há confiança da entidade no país.
Fonte: CBBoxe.com