quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Ex-crítico do MMA, Bernard Hopkins muda de tom e visita treinos do UFC

Tito Ortiz e Bernard Hopkins / (Foto: Reprodução / Twitter)

Boxeador campeão mundial, que já chamou artes marciais mistas de 'pornô', elogia lutadores e assistirá a um evento da organização pela primeira vez

Por SporTV.com Filadélfia, Estados Unidos

A rivalidade entre boxe e MMA perdeu um de seus maiores entusiastas. O campeão mundial dos pesos meio-pesados do Conselho Mundial de Boxe, Bernard Hopkins, ex-crítico das artes marciais mistas, não só mudou de tom, como visitou os treinos abertos do UFC 133 na tarde de quarta-feira, na Filadélfia. O controverso boxeador de 46 anos irá assistir a um evento do Ultimate Fighting Championship em pessoa pela primeira vez na vida neste sábado.

Hopkins criou controvérsia em 2009 ao chamar o MMA de "entretenimento pornô" e fazer comentários homofóbicos sobre os fãs do esporte. Entretanto, com o UFC chegando à Filadélfia, sua cidade-natal e base de operações, o boxeador apareceu nos treinos abertos, posou para fotos com o veterano Tito Ortiz - que faz a luta principal da noite contra Rashad Evans - e disse que irá apoiar os lutadores de sua academia no evento.

- Estou puxando saco (do MMA) agora. Eu estou em menor número aqui e esses caras são muito sérios. Mas sem piadas, o respeito que tenho pelo MMA e pelo UFC é porque conheci alguns desses caras nos últimos anos e só de vê-los trabalhar e treinar, tenho de dizer: eu estava errado. Esses caras são legítimos e são muito, muito sérios. Eu fui homem de dizer o que disse antes, e sou homem para dizer isso agora. Aqui é pra valer, e qualquer cara que é como eu era e diz que o UFC e MMA são só "boa atuação", acredite: esses caras estão realmente dando tudo de si lá dentro. Boxe é uma espécie totalmente diferente de luta, e acho que ambos esportes devem ser respeitados do seu jeito - disse o boxeador ao site "MMAFighting".

Hopkins se tornou o boxeador mais velho da história a conquistar um título mundial ao derrotar Jean Pascal em 21 de maio, aos 46 anos de idade, superando o recorde de George Foreman, campeão aos 45. O lutador da Filadélfia foi também o primeiro homem a unificar os cinturões das quatro grandes federações de boxe do mundo, quando era peso médio, e defendeu seu título na categoria por 20 vezes, outro recorde. Indagado se um próximo passo seria se arriscar no MMA, Hopkins descartou a possibilidade.

- Se um boxeador, eu mesmo, viesse pra cá, seria um peixe entrando na selva tentando sobreviver. Não é meu elemento e sei qual é meu elemento: fazer o que eu faço desde os 9 anos de idade. Não importa quantos truques eu tenha, é um mundo diferente. Esses caras têm mais de uma arma. Eu tenho mais de uma arma, mas minhas outras armas são meus dois pés, que tive de operar - explicou.

Hopkins volta ao ringue em 15 de outubro, quando defende seu cinturão contra o ex-campeão Chad Dawson. Sua luta contra Pascal em maio foi um dos maiores eventos do boxe nos últimos anos e o esporte vem perdendo espaço para o MMA. Para o campeão, a solução para a queda de popularidade é simples, e está ligada ao modelo do UFC.

- Façam Floyd Mayweather e (Manny) Pacquiao se enfrentarem, façam as lutas que as pessoas estão interessadas em ver, façam cada categoria ter um torneio no estilo de morte súbita, onde os melhores se enfrentam. Precisamos desses confrontos para trazer torcedores às arquibancadas e trazer o boxe de volta ao primeiro plano. Você consegue público toda hora, esteja na recessão ou não. Se as pessoas veem bons confrontos, elas virão de qualquer planeta para assistir. Por isso que estarei aqui no sábado para ver este evento do UFC, meu primeiro, acredite ou não. Não é fácil me fazer sair do sofá aos 46 anos de idade, a não ser que eu vá lutar - comentou.

O UFC 133 acontece neste sábado, na Filadélfia, e tem como evento principal o confronto entre os meio-pesados Tito Ortiz e Rashad Evans. No co-evento principal, o brasileiro Vitor Belfort enfrenta Yoshihiro Akiyama pelos pesos médios. O canal Combate transmite ao vivo a partir das 21h (horário de Brasília)


.

Texto e Fonte: SporTV