domingo, 7 de agosto de 2011

Vitali Klitschko pausa treino para disputa de título mundial por 'luta política' na Ucrânia

 Vitali Klitschko / (Foto: Divulgação)

O boxeador ucraniano Vitali Klitschko afirmou neste sábado que fez uma pausa em seu programa de treinamento para participar da luta pelos ‘valores democráticos’, depois da detenção da líder da oposição ucraniana e ex-ministra Yulia Timoshenko.

Klitschko contou em seu blog pessoal que voltou a Kiev (Ucrânia) assim que soube que Timoshenko foi detida por desacato aos tribunais durante o início do julgamento dela por um suposto abuso de poder.

“Quando soube o que ocorreu na Ucrânia, parei meu treinamento e voltei para Kiev poque até onde eu sei a batalha real pelos valores democráticos tem lugar aqui (Ucrânia) e não posso ser um observador dessa situação”, explicou Klitschko.

O pugilista ucraniano atualmente está treinando para a disputa pelo título mundial dos pesos pesados do Conselho Mundial de Boxe (CMB) contra o polonês Tomasz Adamek. O duelo acontece está marcado para o mês de setembro.

Para Klitschko, a democracia na Ucrânia está sendo ‘destruída’ na véspera do seu 20º aniversário de independência. “Se isto continua, viveremos para sempre em uma ditadura e em uma total corrupção e o desenvolvimento da sociedade civil se esquecerá”, opinou em seu blog e depois ainda questionou: “E o governo vai para guerra contra as pessoas e vai prender aqueles que se opõem aos seus métodos de governar o país?”.

“As consequência podem ser o isolamento da Ucrânia, o que finalmente acabaria com esse desejo de viver em um país democrático com valores europeus”, alertou.

O boxeador lidera um partido em Kiev, a Aliança Democrática Ucraniana pela Reforma, uma formação que ainda se esforça para ter impacto fora da capital.

Timoshenko acusa o presidente Viktor Yanukovich de estar por trás do julgamento que enfrenta, uma acusação que o chefe de Estado nega.

Das agências internacionais
Em Kiev (Ucrânia)

Fonte: Uol.