sábado, 1 de setembro de 2012

Análises do Marcelo de Arruda

A partir de hoje, estarei com essa coluna fornecendo os meus palpites sobre os principais combates da nobre arte. Dois eventos foram escolhidos para essa estreia: A unificação de Felix Sturm, 33,  com Daniel Geale, 31, na Alemanha e a estreia de dois talentos da Europa em solo americano no embate de Gennady Golovkin, 30, contra Grzegorz Proksa, 27. Esses dois grandes combates vão ocorrer na categoria dos pesos médios, o que confirmar a mesma como uma das mais competitivas e interessantes categorias do boxe na atualidade.


Oberhausen, Alemanha

Unificação dos titulos “Super” da WBA e IBF dos pesos médios.

Felix Sturm vs Daniel Geale

Felix Sturm:

Felix Sturm / (foto: divulgação)

Ranking: Campeão “SUPER” mundial pela WBA.

Cartel: 37-2-2, 16 KO's

Lutas notáveis: Derrota, controversa, por decisão unanime contra Oscar De La Hoya controversa, vitória por decisão unanime contra Sebastian Sylvester, vitória por nocaute técnico no nono round contra Sebastian Zbik, todos ex ou futuros campeões mundiais.

Importância do combate: Felix Sturm ficou famoso por uma derrota muito controversa contra o lendário Oscar de La Hoya no ano de 2004 pelo titulo mundial dos pesos médios da WBO, três anos depois conquistou o cinturão pela WBA e teve a chance de voltar ao mainstream do boxe. Até agora foram 13 defesas (11 vitórias e 2 empates), sendo esse o reinado mais duradouro da categoria no momento. Entretanto, a fuga de combates mais duros fez com que Sturm se se torna um nome controverso entre os fãs de boxe, principalmente entre aqueles que não moram na Alemanha. Uma vitória nesse combate de unificação representaria a volta do respeito nas habilidades desse pugilista.

Análise: Felix Sturm é considerado um pugilista bastante irregular, pois ele mostra uma tendência baixar seu nível ao do adversário. Dito isso, Sturm faz suas melhores apresentações justamente contra os pugilistas de maior gabarito, o que não é boa noticia para Daniel Geale. Sturm não é pegador, mas conta com um soco forte suficiente para ser respeitado pelo oponente, além disso, conta com provavelmente o melhor Jab da categoria e poderosos cruzado e upper de esquerda, as única armas que ele necessitou para destruir o ex-campeão mundial Sebastian Zbik (30-2,10ko) em sua ultima e excelente apresentação. Sua maior experiência, qualidades tecnicas e posição como lutador da casa o colocam como favorito no combate.

Daniel Geale

Daniel Geale / (foto: reprodução)

Ranking: Campeão mundial pela IBF

Cartel: 27-1-0, 15 KO's

Lutas notáveis: Derrota por decisão divida para Anthony Mundine, controversa, vitória por nocaute técnico no decimo round sobre Roman Karmazin, vitória por decisão dividida contra Sebastian Sylvester, todos ex ou futuros campeões mundiais.

Curiosidade: Geale bateu Samir Dos Santos Barbosa um pouco antes de conquistar o título mundial, nessa que foi uma das melhores apresentações do brasileiro no exterior.

Importância do combate: Daniel Geale é o mais obscuro dos campeões de sua categoria, essa luta representa não apenas o mais combate de sua vida, mas uma chance única de ficar conhecido entre os fâs casuais de boxe. Válido lembrar como o comentarista e entrevistador Larry Merchant da HBO o tratou com certo desdém enquanto descrevia os principais nomes dos pesos-médios, citando apenas como “ah... é um australiano”.

Análise: Daniel Geale é um pugilista bastante balanceado em suas capacidades, não é excepcional em nenhuma das qualidades, mas tem um pouco de cada coisa. Conta com um pouco menos de pegada do que Sturm, mas também possui o suficiente pra ser respeitado. Em sua última luta contra o esforçado Osumanu Adama, Geale mostrou bastante velocidade nas mãos e fôlego suficiente para manter um constante e alto volume de golpes. Não pode ser desconsiderado nesse combate.

Previsão: Felix Sturm por decisão unanime
                

Nova York, Estados Unidos

Disputa pelo título mundial WBA e IBO

Gennady Golovkin vs Grzegorz Proksa

Gennady Golovkin

Gennady Golovkin / (foto: HBO)

Ranking: Campeão “regular” mundial pela WBA e campeão mundial pela IBO.

Cartel: 23-0-0, 20 KO's

Lutas notaveis: Vitória por nocaute técnico no decimo round contra o ex campeão mundial Kassim Ouma. Vitórias menos expressivas por nocaute sobre os esforçados Nilson Julio Tapia, Lajuan Simon, Ian Gardner, Makoto Fuchigami e o brasileiro John Anderson Carvalho.

Importância do combate: Golovkin possui o cartel mais fraco entre os campeões mundiais dos pesos médios e ainda assim, é temido por todos. Isso se deve a sua enorme pegada e vitórias expressivas em sua carreira amadora contra pugilistas de elite como Lucian Bute, Andy Lee e Andre Dirrel. Há anos procura um combate contra Felix Sturm, mas esse subiu para o posto de “SUPER” campeão mundial, seja lá o que isso signifique, e não possui mais Golovkin como adversário obrigatório. Tal fato aumentou a fama de temido de Golovkin e a dúvida sobre a coragem de Felix Sturm. Uma vitória sobre Proksa representaria seu melhor resultado na carreira profissional e uma ótima estreia para o público americano.

Análise: Luta de forma bastante calma e cerebral (com exceção do combate contra Kassim Ouma onde ficou muito aberto a golpes). Trabalha bem seus fortes golpes, o que quase sempre leva a vitórias por nocaute. Em seus combates nota-se o quanto seus adversários ficam intimidados com seu estilo e quando sentem sua pegada. Costuma iniciar os combates com golpes no corpo do adversário para ter uma noção da resistência do mesmo. Na parte de finalização, destaca-se o seu poderoso upper que colocou o resistente brasileiro John Anderson Carvalho de joelhos em menos de 2 rounds. É o claro favorito neste combate.

Grzegorz Proksa

Grzegorz Proksa / (foto: reprodução)

Ranking: #3 pela WBA e #6 pela WBO

Cartel: 28-1-0, 21 KO

Lutas notáveis: Vitória por nocaute técnico no terceiro round sobre o ex-campeão mundial Sebastian Sylvester (sim..ele apanhou para três dos quatro pugilistas que lutam nesse sábado).Vitórias menos expressivas sobre os esforçados Pablo Navacues e Steve Conway. Uma derrota e uma vitória contra o apenas competente Kerry Hope.

Importância do combate: Considerado uma das maiores promessas da Polônia, Proksa, chamou atenção do mundo do boxe ao bater com incrível facilidade o veterano Sebastian Sylvester. Após esse combate, foi colocado no top 10 da categoria dos principais especialistas da nobre arte. Entretanto, sua imagem de imbatível acabou no combate seguinte contra o desconhecido Kerry Hope que o bateu após 12 rounds em março deste ano. Em Julho, uma revanche foi feita e desta vez Proksa levou sem grandes dificuldades, nocauteando seu algoz em 8 rounds. Essa vitória deu a impressão que o combate de março foi apenas um apagão do polonês, mas somente com a vitória contra alguém respeitado como Gennady Golovkin vai trazer de volta o status de Proksa.

Análise: Possui um estilo bastante “liso” e complicado, lutando com as mãos baixas e não se preocupa muito com guarda, procura se defender na base da velocidade, mas por confiar além da medida na mesma, acaba levando muitos golpes. Tal estilo não combina contra um pegador absurdo como Golovkin e coloca o polonês em clara desvantagem, ainda que existam dúvidas quanto a resistência de seu queixo. Na parte ofensiva é um pugilista bastante perigoso e com uma pegada respeitável (ainda que aparentemente inferior a de Golovkin) sendo o pugilista mais forte que Golovkin já enfrentou na carreira profissional. Seu caminho para vencer é combinar sua movimentação com um maior volume de golpes e uma defesa mais sólida.

Previsão: Golovkin por nocaute/nocaute técnico no sexto round.

Marcelo de Arruda, 18, é estudante de Comunicação Social / Jornalismo na Universidade Federal de Alagoas . Já colaborou com o site Round 13, referência e fonte de pesquisa sobre pugilismo nacional e internacional. Também colabora com o fórum de debates Córner do Leão no Facebook.