terça-feira, 4 de setembro de 2012

Entrevista com Guilherme Bacciotti, autor do blog Arte Nobre Arte

Guilherme Bacciotti / (foto: arquivo pessoal)

Em junho deste ano o radialista Guilherme Bacciotti, 25, resolveu falar das relações entre as artes e o pugilismo e iniciou o blog Arte Nobre Arte, nome que faz alusão ao apelido do esporte de luvas no Brasil: "nobre arte".

O espaço tem videoclipes, quadrinhos, pinturas, livros e esculturas e outras formas dos humanos se expressarem. Em entrevista ao Córner do Leão, Baciotti fala de seu trabalho no blog Arte Nobre Arte e sua vivência com o boxe.

Qual sua relação com o boxe?

Minha relação com o boxe deve ter começado na primeira vez que joguei Mike Tyson's Punch Out do antigo videogame Nintendinho (risos)... Mas de fato comecei a ter interesse, mais nas histórias do que na prática, através de meu avô que foi boxeador na sua juventude. Como um ótimo contador de suas histórias meu avô fez eu ter interesse pela Nobre Arte.

Depois vi muitas coisas pela TV, filmes e lutas, o que me tornou um bom entusiasta do esporte. Mais recentemente fui procurando mais e mais coisas muito pelo fato de eu achar que o boxe tem grande poder de refletir o mundo em si.

Chegou a praticar?

Pratico duas vezes por semana. Mas nada que compare a uma dedicação de atleta. Somente com o objetivo de uma vida saudável, mesmo.

Nilson Bacciotti (esq.) / (foto: arquivo pessoal)

Quem são suas referências na nobre arte? 

Lembro de assistir Mike Tyson, Maguila e, posteriormente, o Popó. Foram os primeiros lutadores que me tornaram um entusiasta do esporte. Porém por mais bizarro que pareça o que mais me fez ir atrás de mais e mais histórias do esporte, além de meu avô (O pugilista Nilson Bacciotti) - este deve ser a referência mor. Outro foi um cara que nunca existiu de verdade: Rocky Balboa, na verdade ele e o vilão mais nonsense malvado que já fizeram: Ivan Drago. Talvez pelo fato de ter crescido vendo os filmes, talvez pela minha formação em Rádio e TV, sempre ligada ao audiovisual, não sei exatamente, mas Rocky é uma personagem que acabou se tornando uma referência pro boxe. Pelo menos em termos de influência. Quantas pessoas começaram a lutar por causa do cara e de suas músicas tema Gonna Fly Now e Eye of The Tiger?

Acompanhou ou acompanha a carreira de algum atleta?

Provavelmente o atleta que mais acompanhei foi o Popó. Até pelo fato da minha idade. Mas vi muita coisa do Maguila e do Tyson também.
Atualmente costumo ver as lutas dos irmãos Klitschko, apesar de falarem mal eu simpatizo com ambos, talvez por suas histórias de vida, e Manny Pacquiao. Além destes costumo tentar acompanhar os brasileiros em competições mundiais de boxe amador. O título mundial do Everton Lopes me animou muito. Fora isso lutas esporádicas: Floyd Mayweather, Bernard Hopkins, está velhinho, mas lembro de ver boas lutas dele... Na verdade acabo mais vendo lutas antigas, as clássicas, até para poder postar coisas com mais conhecimento no Arte Nobre Arte.

Arte de Anastassia Elias / (foto: BBC)

Por quê relacionar arte com boxe?

O boxe já nasceu com esta alcunha de Nobre Arte quando evoluiu do pugilismo arcaico e ganhou regras. Já li várias versões para este "apelido" do boxe - a que mais me convenceu embora eu não saiba se é verídica é o fato de James Figg, o responsável pela transição do pugilismo antigo para o boxe com regras, ser professor desta modalidade em sua Confraria da Nobre Arte da Defesa Pessoal** - e cada uma delas cria um novo elo do Boxe com a Arte tradicional. Talvez este seja o primeiro ponto. O segundo está no fato do esporte ter nascido como uma metáfora da guerra, termos como ataque, defesa, artilheiro, capitão... não tem estes nomes à toa, e as lutas demonstram a linha mais tênue entre esta metáfora: apesar de ser uma batalha literal entre dois homens, o objetivo não está em destruir um ao outro e sim em vencer de acordo com os princípios do esporte.

Outros esportes possuem este apelo?

Com certeza. Acredito que todos os esportes tem um elo forte com a Arte.
Ambos são reflexos da relação entre o Homem e o Mundo. Pense nos movimentos artísticos como Modernismo, Romantismo,Renascentismo... Todos têm bases à partir de acontecimentos do mundo. Assim como nos esportes. Os grandes eventos como as Olimpíadas por exemplo revelam muito da atualidade, como quando Jesse Owens "contrariou" as idéias de superioridade ariana de Hitler e ganhou 4 medalhas de Ouro, em Berlim! 

Além disso tudo muitos os esportes têm alguns "ingredientes" bastante propícios para a criação de uma peça artística: emoção, boas imagens, limites humanos, histórias ótimas... De fato Esporte e Arte têm uma ligação muito próxima por estarem ambas muito próximas à questões da própria sociedade humana.

Ao seu ver o que falta para o boxe atual atrair o público que gosta de arte?

Acredito que o mundo do business que atingiu o esporte tirou um pouco do lado romântico de todos os esportes, e isso não se atribui somente ao boxe. Acredito também que o boxe perdeu um pouco o lado filosófico da luta - ainda presente nas Artes Marciais, por exemplo - fato que faz o lutador pensar e agir não somente como um lutador, mas como um ser humano. E não há nada mais expressivo do Homem do que as Artes. Talvez sejam estes os principais motivos.

* O avô de Guilherme Bacciotti foi o pugilista Nilson Bacciotti de calção escuro na foto.

** A versão mais divulgada para o apelido "nobre arte" é que o britânico Jack Broughton (1704-1789), pupilo de James Figg (1695-1734), permaneceu ensinando pugilismo após sua última luta na qual fora derrotado, e por o esporte ter regras e divisões de peso a nobreza inglesa o chamou de "nobre arte". O esporte não era mais um espetáculo da violência desmedida e Broughton que morreu aos 85 anos era chamado de "pai do boxe".