terça-feira, 18 de outubro de 2011

A inabalável guarda brasileira


 George Arias / (Foto: José Elias Flores Jr. / Ringue.net)

Santo Arias, 70, foi treinado por Kid Jofre, Horácio Molina e Átilio Lofredo, conquistou o tradicional Forja de Campeões na juventude como pugilista e era nome comum nos jornais esportivos na sessão de boxe. Seu filho George Arias, 37, é campeão sul-americano e brasileiro dos pesados e tem o melhor sistema defensivo do país.

Os treinos de Santo focam na defesa e já chamaram atenção do carateca do estilo kyokushin Francisco Filho, campeão do K-1 ( modalidade que mistura diversos estilos de luta que usem golpes de contusão como chutes e socos) e o campeão mundial de kickboxing Paulo Zorello.

Nas sessões de sparring de George, o pugilista não tão elogiado por acertar um golpe contundente assim como é quando se protege de um golpe sem receber dano. E caso receba um soco franco que transpasse sua guarda escuta sermão.

O sistema defensivo de Arias foi considerado o melhor do Brasil pelo comentarista Daniel Fucs e o colunista Wilson Baldini Jr. de O Estado de S. Paulo também já elogiou a guarda do pugilista. Suas derrotas vieram para lutadores de primeiro escalão no exterior. No cartel são 49 vitórias, 35 por nocaute e 11 derrotas dentro de 15 anos de carreira profissional.

Há 13 anos reinando em solo nacional

Campeão nacional há 13 anos já defendeu seu reino em 24 batalhas, sendo duas diante do forte pegador Daniel Frank. Pai e filho procuram um novo adversário disposto a tentar tirar-lhes a coroa. Entre os possíveis nomes nos rankings se destacam Marcelo “Martelo” Nascimento, Irineu “Negro Tei” Beato Costa e Daniel Bispo.

O espetáculo entre Pedro Otas e Jackson Jr. em agosto é considerado o combate da temporada e possível candidato para melhor da década entre pugilistas brasileiros. O público seria presenteado com uma bela peleja caso um dos nomes acima buscasse o cinturão de Arias.