terça-feira, 4 de outubro de 2011

Palmeiras lança equipe de pugilismo esportivo tendo como estrela Lino Barros


 Lino Barros / (Fotos: Waldemir Cunha - Revista ESPN)

A equipe de competição de pugilismo do Palmeiras será apresentada ao público paulista no próximo dia 25 de novembro (sexta-feira), no Palácio de Festas do Palestra Itália, localizado na Av. Francisco Matarazzo, na Barra Funda. Os amantes da nobre arte poderão assistir 13 lutas envolvendo os novos atletas do Palmeiras.

Entre os pugilistas que compõem a nova equipe palmeirense, destaque para o Campeão Latino-Americano da categoria cruzador, o brasileiro Lino Barros, que ocupa atualmente a quinta posição no ranking mundial.

As três primeiras lutas programadas serão realizadas por atletas da categoria cadete. Depois, haverá mais cinco lutas preliminares entre pugilistas amadores. Na sequência, acontecem mais cinco lutas profissionais, sendo uma valendo pelo título de campeão brasileiro da categoria peso médio e a grande atração da noite a disputa do cinturão latino-americano, envolvendo Lino Barros.

O início do evento está programado para as 20h e término por volta das 23h. A entrada é gratuita, mediante a retirada de ingresso antecipadamente no departamento de esportes não-profissionais do Palmeiras, localizado na Rua Padre Antônio Thomaz, número 156. Os bilhetes estarão disponíveis ao público a partir do dia 1º de novembro. Serão disponibilizados apenas mil ingressos, sendo 200 destinados às autoridades e convidados.

“É uma grande alegria poder retomar o boxe competitivo no Palmeiras. Temos um projeto olímpico para o desenvolvimento desse esporte”, disse Xexeu Tripoli, diretor de pugilismo do Palmeiras.

Em 2009, o Verdão reativou as atividades do departamento de Pugilismo, após 50 anos, apenas para treinamentos, orientados pelo ex-técnico da seleção olímpica brasileira de pugilismo, o cubano Juan "Paco" Garcia.

Tradição no Pugilismo

Em julho de 1923 houve a primeira grande mobilização por parte de algumas importantes agremiações da cidade de São Paulo para difundir o pugilismo em solo paulista. Palestra Itália, Paulistano, Sociedade Brasileira de Pugilismo e São Paulo Boxing Clube se reuniram e fundaram a Federação Paulista de Pugilismo, no dia 26/07/1923.

Giovanni Gamba, Décio Laurelli, Américo Giorgetti, Adolfo Izzo, Guido Alberti, Mario Damiani foram os diretores representantes do Palestra Itália nesta nova instituição esportiva.

Dentre as primeiras ações, o Palestra Itália tratou de organizar uma competição internacional. O local escolhido para o grandioso evento foi o famoso Casino Antártica, que se localizava na Rua Anhangabaú no centro da cidade.

Ursini, categoria peso leve, Italo Hugo, categoria peso leve, Léo Maynard, categoria peso médio e Harry, categoria peso pluma, foram os quatro primeiros pugilistas palestrinos a defenderem a honra do clube nesta modalidade esportiva.

Neste período, o pugilista Ítalo Hugo se sagrou campeão paulista - peso leve - e o atleta Harry venceu o título de campeão brasileiro - peso pena.

Na década de 30, o pugilismo palmeirense foi desativado e retornou nos anos 40. Mas o grande momento do esporte na vida do alviverde aconteceu nos anos 50, quando o Palmeiras contou com cerca de 110 atletas inscritos. Foi então que os resultados começaram a surgir. O Verdão se sagrou campeão coletivo do Torneio de Novos da FPP (1956 e 1957) e do Campeonato Popular de Box da "A Gazeta Esportiva" (1958 e 1959). O destaque individual desta época fica por conta do pugilista Paulo de Jesus que militava como atleta do alviverde.