quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Orlando Cruz é o primeiro boxeador a assumir sua homossexualidade

Orlando Cruz / (foto: EMC Events)


"Sou gay com orgulho!", declarou o peso pena (57,2 kg) porto-riquenho Orlando Cruz, 31, que é primeiro pugilista a assumir publicamente sua homossexualidade em entrevista na quarta-feira, conforme o jornal americano USA Today.

Cruz (18-2-1, 9 KO's), 4º do ranking da Organização Mundial de Boxe (OMB) declarou: "estou lutando há mais de 24 anos e continuarei minha carreira ascendente, quero ser honesto comigo mesmo".

"Quero ser um exemplo para as crianças para que olhem para o boxe como um esporte e carreira profissional. Eu sou e sempre tive orgulho de ser de Porto Rico. Eu sou e sempre tive orgulho de ser um gay".

Cruz começou seus treinamentos com 7 anos, em 2000 nos Jogos Olímpicos de Sydnei representou seu país. Entre os seus colegas de equipe estavam o ex-campeão mundial Miguel Cotto e Ivan Calderon.

O atleta entrou para o profissionalismo em 2000 e no dia 19 de outubro lutará contra Jorge Pazos do México pelo cinturão latino da OMB no Civic Center de Kissimmee, Flórida, nos EUA. Caso vença poderá entrar na fila pelo cinturão mundial da entidade.

O lendário Emile Griffith, campeão dos meio-médios e médios que lutou entre os anos 1950 e 1960 assumiu ser bissexual na revista americana Sports Illustrated após encerrar sua carreira. "Eu gosto de homens e mulheres. Mas não gosto daquela palavra: 'homossexual', 'gay' ou 'bicha'. Não sei o que sou. Amo homens e mulheres do mesmo jeito, mas se me perguntar qual é melhor... eu prefiro mulher", declarou para a publicação

Em 1992, Griffith foi atacado e quase morto em Nova York ao deixar um bar frequentado por gays. Passou quatro meses hospitalizado. Hoje o lendário pugilista e único campeão nascido nas Ilhas Virgens (território dos EUA) necessita de acompanhamento diário e sofre o que os americanos chamam de "demência pugilística", doença semelhante ao mal de Alzheimer.

Há anos a pioneira do boxe feminino profissional Christy Martin, 44, foi agredida pelo seu ex-esposo ao descobrir que ela tinha comportamento bissexual e mantinha uma amante. A pugilista encerrou sua carreira nesta temporada e em seu auge foi atração nos eventos de Don King em preliminares dos combates de Mike Tyson.

Emille Griffith / (foto: reprodução)