quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Schmeling, o homem que atravessou a sombra do Reich

Vídeo de Uwe Boll

O filme alemão Max Schmeling (2010) foi lançado no Brasil como O Campeão de Hitler, título que até possui uma faceta de verdade, porém pode ser mal entendido, já que o lendário campeão dos pesados não era apoiador do regime nazista.

A produção segue a linha hollywoodiana do espetáculo e não a escola alemã de cinema, mais intimista e fria. Schmeling é filmado focando sua carreira nos ringues e o romance com a esposa. O alemão é um dos verdadeiros heróis do boxe, salvou duas crianças judias de um incêndio e custeou o enterro do rival e amigo Joe Louis.

O diretor Uwe Boll foi sincero ao retratar Schmeling como alguém que não defendia o nazismo em todas suas formas, inclusive sofreu com ele. O pugilista optou por não criticar abertamente o Führer. Nestas cenas a película ganha pontos, pois é mais uma voz se somando para apresentar Schmeling como o que ele foi nesta questão. Outro aspecto positivo do filme é a produção de época e a fotografia para ambientar o espectador.

Os dois embates com o americano Joe Louis são as atrações, para interpretar o americano surge o cubano campeão mundial Yoan Pablo Hernandez. O ex-pugilista Henry Maske doa seu corpo para interpretar Schmeling. Outros rivais nas telas são Jack Sharkey e Young Stribling e a peça também tem o Ministro da Propaganda Joseph Goebbels.