sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Boxe perde Emanuel Steward

Emanuel Steward / (foto: reprodução)

Faleceu ontem o condecorado treinador americano Emanuel Steward que estava hospitalizado desde setembro por câncer no estômago e a causa da morte foi diverticulite. Enquanto alguns veículos publicaram o falecimento do professor da nobre arte outros desmentiam com um suposto comunicado da família. Steward tinha 68 anos.

Técnico membro do Hall da Fama, Steward conduziu o lendário compatriota Thomas "Hitman" Hearns ao trono mundial de cinco divisões de peso distintas. Os talentos eram formados na Kronk Gym em Detroit, Michigan.

Passaram pela supervisão de Steward nomes como Evander Holyfield, Oscar de La Hoya, Naseem Hamed,   Wilfred Benítez, Julio César Chávez e Lennox Lewis. Recentemente trabalhava no córner do ucraniano Wladimir Klitschko, campeão mundial pela Associação Mundial de Boxe (AMB), Federação Internacional de Boxe (FIB) e Organização Mundial de Boxe (OMB).

Hearns sempre o teve não apenas como um técnico, mas como um mentor e amigo que se preocupava com seus pupilos e em como ajudar a desenvolver a região onde mantinha seu trabalho e residência. Steward deixou palavras de ensinamento sobre sua ética de vida e método de trabalho pouco antes de morrer:

"O que faz um treinador e mentor ser eficiente é sua habilidade de escutar e realmente conhecer seus alunos em um nível pessoal. Ser um disciplinador não é o suficiente... nem na academia, nem na vida. Todos são únicos e muito especiais. Toma muito tempo e paciência para se descobrir o que os motiva. Tenho muito orgulho de conhecer cada um dos meus lutadores e também de ter um interesse verdadeiro em ajudá-los a crescer... não só como pugilistas, mas como pessoas".

"Tudo que eu tive o privilégio de ensinar a estes lutadores fica pequeno perto do que cada jovem me ensinou sobre a vida".

Nota do Editor: Dadas as notícias confirmando e desmentindo a morte, aguardei o momento para dar informação contextualizada preservando o respeito aos leitores e à família Steward.