quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Entrevista com Edson Foreman

 Edson Foreman / Divulgação

Edson Cesar Antonio (38-6-1, 30 KO's), mais conhecido como Edson “Foreman” é um pugilista que não vê o boxe apenas como oportunidade para carrões e loiras voluptuosas, mas como uma atividade edificante para o ser humano.

Dia 27 de novembro enfrentará o cruzador campeão latino OMB, Lino Barros, um rival que há anos busca uma chance e está será sua penúltima luta e talvez sua última oportunidade de brilhar nos ringues.

Em entrevista ao Córner do Leão, Foreman mostra que mesmo aparecendo em matérias da Globo do Paraná – estado por qual nutre uma relação afetiva – não conseguiu patrocínio e tampouco ajuda para alcançar seu verdadeiro potencial, mas que mesmo assim não culpa o boxe e quer levar suas características positivas para outros.

O que mudou em sua vida desde sua última entrevista ao Córner do Leão?

Bom... Acho que fiquei mais conhecido para algumas pessoas que só tinham ouvido falar de mim puderam conhecer minhas ideais também.


Qual sua situação atual no boxe?

Está da mesma maneira. não só a minha, mas o boxe de uma maneira geral!

Como está sua rotina de treinos?

Estou treinando forte, já tenho essa luta com o lino no próximo dia 27!

No dia 2 de outubro você nocauteou Augusto Custódio de Melo pela segunda vez e justificou que precisa enfrentar adversários mais fortes? Por quê o enfrentou?

Porque não fui eu, no caso, que destinou o adversário pra mim. Estava há mais de um ano parado e de fato era minha primeira luta desse hiato... Eu fiz com ele uma luta de 3 rounds e enquanto tomava banho após o embate, seu técnico e ele pediram uma revanche. Pensei que seria uma luta relativamente dura como da primeira vez! Mas, não o deprecio por isso. Tenho em meus oponentes, ganhando ou perdendo, um grande respeito!

Na Globo do Paraná você recebe bastante atenção. Como é essa situação de aparecer em órgãos de imprensa e mesmo assim ver poucas mobilizações em sua carreira por parte de patrocinadores e ações dos setores públicos?

Bom, tá aí uma grande pergunta. Como eu disse no começo não é a só a minha situação, mas a situação do boxe brasileiro em geral, com raríssimas exceções, afinal, alguns boxeadores tem patrocínio pra pagar sparrings,viajar pra fora do pais e pra treinamentos. Eu fui sim de fato em algumas ocasiões mais como sparrings de outros boxeadores pra que pudessem disputar títulos mundiais, coisa que infelizmente nunca aconteceu comigo!

De fato fico feliz de por você citar a globo daqui que me dá atenção e faz com e eu apareça. Mesmo eu não tendo disputado um título do mundo e nem ter tido um bom patrocínio pra tudo isso! O que prova que sou obstinado na minha vida e carreira, nunca tive um empresário que apostasse em minha como eu queria e merecia em minha carreira e de fato até hoje eu dou aula pra minha família, meu filho e a mim. Nunca tive o privilégio de ter na minha carreira um bom patrocínio e poder me preocupar só em treinar, tampouco tive bons sparrings, viagens pra fora do brasil com o intuito de treinar e outros tratamentos.

A imprensa dá poder ao boxeador brasileiro?

Não dá poder algum infelizmente! Por não termos bons dirigentes, bons empresários,
é como eu disse acima, aqui no Paraná e boa parte do Brasil, os lutadores com raras exceções matam um leão por dia.

A imprensa de um modo geral só dá um grande destaque ao boxe brasileiro quando tem algum notícia ruim ou pior ainda como quando infelizmente morre alguem! Quem sabe um dia isso muda!

Na entrevista de abril de 2010 você confessou aos leitores do Córner do Leão que enfrentaria Lino Barros e essa luta está confirmada para Novembro? O site teve alguma influência?

Essa luta está confirmada para o dia 27 de novembro e estou treinando forte pra ser um rival a altura pra ele.


Como foi fechado o negócio? Você o procurou ou os representantes de Lino o contataram?

Não, o próprio contatou agente.

Como está sua preparação para o embate?

Minha preparação esta sendo boa e estou apreensivo porque na última luta durou só o 1° assalto e de fato não sei como estou faz muito tempo que não faço uma luta de 10 ou 12 rounds, portanto, espero fazer um bom combate e de resto Deus proverá todas as coisas!

Existe alguma estratégia para passar por Lino?

A minha estrategia é treinar bem e estar bem pra fazer um bom combate, para que as pessoas presentes apreciem o evento.

Outro lutador de seu interesse é o paulistano Pedro Otas que agora pretende lutar apenas no exterior. Acredita que ainda o enfrentará?

Então, de antemão informo você e todas as pessoas do Córner do Leão que essa será minha penúltima luta.

É fato que estou há muito tempo parado, mas não foi porque eu quis, é claro, porém por uma série de coisas. Algumas lesões, falta de patrocínios pra fazer eventos aqui em Curitiba e em outras partes do Paraná e país.

Estou com 33 anos, na melhor parte da minha vida onde estava fazendo sparrings fora não teve um empresário ou um patrocinador pra acreditar em mim e o tempo é implacável Gabriel! Ele passa pra todos tem muito tempo que não luto na capital paulista e vai ser bom pra que as pessoas possam me ver lutando pela última vez lá (O combate será no tradicional Baby Barioni).

Quero agradecer pelo espaço dado a mim e a outros boxeadores aqui no seu site e isso é muito importante pro crescimento do nosso esporte! Continuarei trabalhando em prol do nosso esporte!, porque te digo, o boxe fez ser o que sou hoje, a pessoa que sou e o homem que sou. O boxe, meu pai e minha família, e continuarei ajudando a outros boxeadores aqui no Paraná pra que o esporte continue crescendo aqui e em todo o país.

Obrigado!