domingo, 14 de novembro de 2010

Pacquiao detona Margarito

Antonio Margarito (esq.) e Manny Pacquiao (dir.) / Reuters


Manny Pacquiao (52-3-2, 38 KO's) estraçalhou Antonio Margarito (38-7-0, 27 KO's) durante 12 assaltos e conquistou sua oitava coroa, o título dos meio-médio ligeiros do Conselho Mundial de Boxe que estava vago.

Apesar de menor e mais leve, Pacquiao castigou tanto Margarito que este praticamente não podia ver de tão inchados que ficaram seus olhos ao mesmo tempo que parecia usar uma máscara vermelha conforme o sangue escorria por sua face durante o evento de sábado no Texas, E.U.A.

Frente a uma plateia de 41,734 fãs Pacquiao afirmou seu status de maior pugilista enfrentando um adversário muito maior e mais forte além de perigoso, afinal para quem foi suspenso por utilizar gesso líquido em um combate e não respeitar o Mal de Parkinson que aflinge o treinador do rival filipino, Freddie Roach, táticas escusas são rotina.

Um corte na bochecha, olho direito fechado e hematomas foi o que o mexicano Margarito ganhou por subir no ringue com o melhor pugilista da atualidade e melhor da década. Os socos fluíam com a agilidade de um mini Bruce Lee parecendo cena de cinema.

Muitos pensavam que a eleição de Pacquiao para o congresso das Filipinas o distrairia, mas este mesmo mostrou que consegue manter ambas atividades e também demonstrou nobreza ao pedir no 11° assalto que o árbitro interrompesse a surra.

“Mal acredito que bati alguém tão grande e tão forte. Foi duro, dei o meu melhor no combate”, declarou o vitorioso boxeador-político.

Pacquiao teve de subir de peso para encarar Margarito conhecido pelo peso de seu punho. “Nunca pensei em desistir. Sou mexicano e luto até o final”, afirmou Margarito. As plaquetas apontaram sua derrota por 120-108, 119-109 e 118-110.

“Não perdemos nenhum round, mas eu gostaria que tivessem interrompido a luta”, falou o técnico Freddie Roach tido como melhor do momento e que foi alvo das gozações de Margarito em uma emissora de TV por ser portador do Mal de Parkinson.

“Eu disse ao árbitro, 'olha os olhos dele, olhe seus cortes'. Eu não queria machucá-lo pra sempre. Boxe não é isso”, reclamou Pacquiao.

Roach previu a vitória do pupilo, mas o filipino afirma que Margarito o machucou na região do tronco nos rounds intermediários. “Manny é o melhor do mundo, é rápido demais”, reconheceu Robert Garcia, treinador de Margarito.

Antes do embate a equipe de Pacquiao encontrou um suplemento alimentar para perca de peso no vestiário de Margarito e exigiu teste de doping antes do combate, mas a comissão afirmou que este é feito após a exibição.

Nesta noite o filipino fez jus ao apelido de Pac-Man – aquela bolinha amarela comilona dos games – e faturou seu oitavo título com tranquilidade, e mesmo tendo o domínio do embate sua mãe Dionesia Pacquiao sofreu durante a apresentação e teve um ataque de pânico. Foi medicada e agora passa bem.

Antonio Margarito no fim do combate / Reuters