domingo, 14 de novembro de 2010

Haye defende título dos pesados AMB com apenas 3 rounds


David Haye (esq.) e Audley Harrison / Jon Super AP Photo

A luta entre os britânicos ex-amigos estava programada para 12 assaltos, mas David Haye (25-1-0, 23 KO's) precisou de apenas 3 assaltos para despachar o campeão olímpico de Sidnei 2000, Audley Harrison (27-5-0, 20 KO's) com um nocaute técnico e manter o título dos pesados da Associação Mundial de Boxe.

Há 13 anos não havia uma disputa de cinturão dos pesados entre britânicos e público teve uma “amostra grátis”, já que o árbitro Luis Pabon teve de interromper a luta após sequências furiosas de Haye.

No round de abertura, Harrison avançou pouco sobre o oponente menor e não causou muitos danos e as vaias tomaram a plateia. Na sequência o campeão soltou algumas combinações que fizeram o olímpico ficar cauteloso e hesitante.

No 3° giro veio uma sequência de hooks e uppercuts contra o desafiante e este foi a lona regressando apenas na 8ª contagem. Ao levantar foi surpreendido por mais uma avalanche de punhos e Pabon encerrou a disputa com 1 minuto e 53 segundos.

“Fui paciente, sabia que as vaias se tornariam em aplausos”, declarou Haye que ao termino abraço o antigo parceiro de treinos e disse aos repórteres na coletiva: “qualquer diferença que tivemos fica no passado”.

“Nós fizemos sacrifícios para subir no ringue”, afirmou Haye. “Me sai melhor e fui confiante o tempo todo. O fato dele evitar olhar nos meus olhos quando entrei no ringue mostrou que não estava afim de cair dentro. Eu adoro quando olho nos olhos deles e digo: 'vamos fazer isto'. Ele evitou e olhava pra tudo quanto era lugar, menos meus olhos”.

Haye afirma que apostou no 3° giro e que sua família e amigos também. Harrison deixou o ringue vaiado por jogar na defensiva a maior parte do tempo.

“Fui acreditando na vitória. Senti que fosse meu momento, mas não era. Pensei que estavam vaiando ambos, Haye e eu, e estava confortável que meu plano estava funcionando. Mas reconheço o valor de David. Tem pegada e sabemos disso. Não congelei lá em cima, não vou arriscar meu queixo lá. Não sou do estilo “entusiasmado”. Estou desapontado, mas não tenho desculpas. Tive a chance pelo título mundial e perdi”, reconhece Harrison.

Haye quer os irmãos Klitschko

O britânico campeão da AMB mantém seu interesse nos irmãos Vitali e Wladimir Klitschko, o primeiro é campeão pesado pelo Conselho Mundial de Boxe (CMB) e o caçula é dono dos títulos pesados da Federação Internacional de Boxe (FIB) e Organização Mundial de Boxe (OMB).

“Eu sou o cara, não há mais ninguém para eles encararem e lutarei com qualquer um deles”, declarou Haye. “Acontecerá porque eles não têm mais pra onde ir. Não há ninguém que empolgue mais ou traga mais dinheiro que eu”.

Entretanto, o empresário dos ucranianos, Bernd Bonte questiona a validade da vontade de Haye de encarar seus clientes. “Estaremos mais que felizes em realizar o embate. Temos até um contrato esperando (para lutar com Wladimir), mas ele pulou fora. Houve negociações com Vitali, mas ele as interrompeu. Não cremos na possibilidade de entrar em acordo com ele”.

As negociações entre Haye e os irmãos iniciaram ano passado, mas não frutificaram, em um momento Haye alegou condições exploratórias e em outro sofreu uma lesão que prejudicou o futuro combate.

“Wladimir o desafiou em uma coletiva de imprensa há três semanas. Acho que Haye está sempre procurando por uma desculpa, não creio que ele pense ser capaz de bater os Klitschkos”, afirma o homem de negócios.

Bonte também defende que um problema é a divisão dos lucros e que Haye não quer dividir pela metade. Vitali aceita passar a chance, pois teve em Lennox Lewis seu grande adversário, mas Wladimir não sossegará enquanto não lutar com Haye, afirma o empresário.

O lendário Lennox Lewis acredita que os Klitschkos precisam de Haye e que seu compatriota é capaz de derrotá-los.