Juan Manuel Lopez / Chris Farina - Top Rank
O campeão dos penas da Organização Mundial de Boxe, Juan Manuel Lopez (29-0-0, 26 KO's) de Porto Rico, bateu o desafiante mexicano Rafael Marquez (39-6-0, 35 KO's) em Las Vegas, E.U.A neste sábado.
Marquez venceu apenas 1 dos 8 rounds disputados, a luta estava programada para 12 assaltos, mas optou por não voltar no 9° assalto dando a vitória para o porto-riquenho.
O mexicano havia adiado a luta no passado, pois alegava estar com o ombro direito machucado. O pugilista percebeu ter lesionado a mesma região no 2° round após um contra-ataque de Lopez em revide a suas agressivas sequências, foi durante suas sequência que prejudicou o ombro novamente.
No 4° round houve uma troca equivalente de golpes e foi o único assalto que Marquez levou. Lopez perdeu nesse estágio um ponto por segurar e golpear o oponente atrás da cabeça.
No 5° assalto Lopez se tornou um “perseguidor implacável” e seguiu nessa postura até o 8° e último assalto. Seu domínio teve o auge no 7° giro quando Marquez não respondeu ao fogo porto-riquenho e não voltou após o 8° giro tendo sido vítima de uma sequência do campeão e sofrendo com a lesão.
“Juanma”, como é conhecido Lopez, foi campeão dos galos pela Federação Internacional de Boxe e Conselho Mundial de Boxe, além de ser lembrado pelos brasileiros por ter batido Giovanni Andrade.
“É o melhor lutador que enfrentei. Se sou o número 1 ele é o 2. O cara me machucou”, declarou Juanma sobre Marquez. “Somos esportistas, eu não quis machucá-lo além do necessário. Nos últimos rounds pensei que tivesse o machucado. Por isso pedi que o árbitro parasse a luta, não queria ninguém machucado”.