quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Éder e eu

Éder Jofre e Gabriel Leão (2006) / Arquivo Pessoal


Hoje Éder Jofre comemora 50 anos da conquista do título mundial dos galos dando enorme prestígio ao Brasil no boxe e no universo esportivo, afinal, é um dos maiores atletas do século XX. Todas homenagens ainda ficam pequenas pela grandiosidade deste homem e o orgulho que trouxe à um país que sofre de complexo de vira-lata.

Desde minha infância meu avô me conta histórias de boxeadores. Assisti ao seu lado lutas de Mike Tyson, Julio Cesar Chaves e Evander Holyfield na Globo. E ele sempre falava de Muhammad Ali, Joe Louis e Éder Jofre. Minha admiração pelo Galo de Ouro vem desde os tempos de menino.

No dia 15 de abril de 2006 o conheci pessoalmente, a entrevista ainda me abre muitas portas no jornalismo e a partir dela passei a cobrir mais o boxe. A moda no Brasil é o MMA com o qual trabalhei no passado, portanto senti que a nobre arte é carente de narradores.

Éder me recebeu no saguão do prédio que mora no centro de São Paulo. Figura carismática de aperto de mão firme e riso fácil. Me deu um conselho que carrego até hoje, e é uma das pessoas que entraram pra minha vida além do jornalismo.


Obrigado Campeão!


Confira as homenagens ao Galo de Ouro em outros veículos

Presente e passado do boxe, Michael Oliveira e Eder Jofre sobem ao ringue

'Se eu fosse os outros, nunca iria querer enfrentar o Eder Jofre'

Vítima de Eder pelo cinturão, mexicano se rende em elogios: 'perfeito'

Eder Jofre celebra 'redescobrimento' nos 50 anos do 1º título mundial do Brasil

Fora do ringue, Eder tentou o futebol, mostrou talento na arte e foi vereador

Primo de Eder, peso pesado é a 'última' esperança do clã Jofre-Zumbano

Eder Jofre coloca Brasil na galeria do boxe mundial

O Eterno Galinho de Ouro