terça-feira, 30 de novembro de 2010

O pouso do Astronauta

Nate Campbell deixa os ringues

Nate Campbell / Luis Acosta - AFP Getty Images

Ele tinha tudo para ser mais um, conheceu o boxe amador apenas os 24 anos, entrou para o profissionalismo aos 28. Um pugilista de ponta começa seus treinos aos 13, e existem casos de que logo que nascem já são educados com luvas.

Porém, Nate Campbell é único, praticamente saiu do nada para ascender no universo do boxe se tornando o “Galaxxy Warrior” (assim mesmo com duplo “X”), em português “Guerreiro da Galáxxia”. Esse astronauta dos ringues se aposentou após seu último “pouso” no sábado.

A derrota por decisão divida foi para o mediano Walter Estrada. Campbell dos E.U.A não foi o mesmo nos 8 rounds, seus 38 anos apontavam o desgaste e não a habilidade de quem foi em 2008 campeão dos leves pela Federação Internacional de Boxe, Organização Mundial de Boxe e supercampeão da categoria pela Associação Mundial de Boxe.

Obteve as três coroas ao bater o conterrâneo Juan Diaz, o mesmo Baby Bull que praticamente encerrou a carreira do brasileiro Popó. A vitória do “Galaxxy Warrior” surpreendeu todos naquela noite e serviu pra mostrar que o cérebro e o coração falam tão alto quanto o talento. Na despedida deixa a seguinte declaração:

“Antes de tudo quero que saibam que estou bem. Estive pensando sobre o combate de sábado e é hora de pendurar as luvas. Conquistei espaço, mas no momento não vejo maiores oportunidades e nesse ramo um décimo de segundo de atraso é muito. Não desrespeito Estrada de forma alguma. Ele veio lutou e venceu honestamente. Mas, se eu tenho que me esforçar demais em um combate como esse, como será contra os principais da categoria?”.

“Não entrei nesse esporte para ser o oponente de ninguém, entrei para me tornar campeão mundial e felizmente conquistei essa meta. Gostaria de continuar a vencer títulos em outras divisões. Entretanto, quando o corpo avisa que é hora de partir, é hora de partir”.

Antes de Estrada, Victor Ortiz o venceu por decisão unânime e uma queda no 1° round. Antes dessa peleja sua disputa com Timothy Bradley em 2009 terminou “Sem Decisão” após sofrer um corte sobre o olho esquerdo.

As coroas foram de Bradley entre março de 2008 e fevereiro de 2009 quando bateu o sul-africano Ali Funeka por decisão majoritária. Fora dos ringues chegou até a falir durante a carreira e sempre entrava nos como azarão.

Criado em lares adotivos, enquanto sua mãe estava presa e seu pai foi morto quando tinha 10 anos, Campbell passou por empregos variados como vendedor de porta-em-porta e também de aspirador de pó. Chegou a trabalhar em um cemitério e para se manter acordado praticava o exercício conhecido como “sombra” no qual o boxeador “enfrenta” sua própria sombra ou reflexo no espelho.

Campbell na juventude teve problemas com a polícia e não terminou o colegial. Agora quer continuar envolvido com pugilismo como comentarista televisivo, área na qual tem experiência, ou treinador ou até mesmo manager.

“Não tenho do que me queixar. Cheguei a este esporte como um ninguém aos 28 anos. Apareci na NBC, ESPN, Showtime, HBO e Pay-Per-Views. Venci três títulos mundiais e ainda levantei uma graninha. Nada mal pra um 'malandrinho' de Jacksonville (sua cidade natal no estado da Flórida, E.U.A)”.

Trecho de especial da HBO sobre Nate Campbell