quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Adriana Araújo fica com bronze, mas combateu com garra

Adriana Araújo / (foto: Daniel Marenco / FolhaPress)

100ª medalha do Brasil em Jogos Olímpicos

A brasileira peso leve (60 kg) Adriana Araújo, 30, ficou com a medalha de bronze após perder combate para a russa vice-campeã mundial 2010, Sofya Ochigava, 25, com o resultado de 17 a 11 em semifinal dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

O 1º round foi equilibrado com Ochigava se movimentando em círculos, enquanto Adriana esperava o momento propício para encaixar sua mão pesada, a russa mantinha o combate à distância por respeito ao poder da brasileira. O resultado parcial foi empate de 3 a 3.

No segundo assalto, Ochigava foi mais presente e colocou 5 a 3, Adriana não encontrou os momentos ideais para colocar as mãos contra a rival, mas se movimentou mais e foi ativa.

O 3º assalto, a atleta guiada pelo técnico Claudio Aires, mostrou mais atividade e emplacou duros golpes, inclusive foi sagaz e agrediu a rival enquanto a russa cometia a distração de arrumar a camiseta sem a luta ser interrompida. Lembrou Floyd Mayweather contra Victor Ortiz no profissionalismo, mas como o americano agiu na legalidade do embate. Os jurados repetiram o resultado do round anterior, 5 a 3, porém deu um verdadeiro esculacho na europeia.

Ochigava até dançou frente Araújo no 4º assalto, mas recebeu mais golpes fortes e evitou o confronto corpo-a-corpo. O placar marcou 4 a 2 para a russa que no final abraçou a brasileira e lhe deu um beijo no rosto, hábito de seu país, demonstrando respeito pela grande adversária. A vencedora encara a irlandesa Katie Taylor, campeã mundial de 2011, na final.