quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Estátua de Rocky Marciano é concluída e fica em exposição

Estátua de Rocky Marciano / (foto: EFE)

A estátua do lendário pugilista americano invicto Rocky Marciano (1923-1969) está concluída e fica em exposição pelos próximos dias na Cidade do México, Distrito Federal, no México até ser enviada para a cidade natal do atleta Brockton, no estado de Massachusetts, nos EUA. A peça é uma homenagem do Conselho Mundial de Boxe (CMB).

A obra é dos artistas plásticos mexicanos Mario Randón e Victor Gutierrez e teve custo de US$ 200 mil (R$ 400 mil aproximadamente) e deve ser entregue dia 23 de setembro, aniversário de 60 anos conquista do cinturão mundial dos pesados de Marciano sobre o compatriota Jersey Joe Walcott, o lutador de Massachusetts até hoje é o único campeão pesado que nunca conheceu a derrota.

Os artistas calculam que a peça dure 150 anos, pois é composta de fibra de aço, resina de poliéste e argila de Caxaca, oriunda do México, ambos seguiram normas americanas para construções elevadas. A imagem de 6 metros de altura com pedestal terá 8.

"(A obra) é uma homenagem que o mundo devia a Rocky Marciano, e o CMB a promove em nome de toda a família do boxe, homenageando um dos maiores pugilistas de todos os tempos", declarou José Sulaimán, presidente do CMB em entrevista coletiva.  O lutador deixou um legado de 49 vitórias, sendo 43 por nocaute.