domingo, 12 de agosto de 2012

Falece ex-campeão mundial Michael Dokes

Michael Dokes / (foto: reprodução)

Faleceu vítima de câncer o americano ex-campeão mundial dos pesados Michael "Dynamite" Dokes na manhã de hoje vítima de câncer no fígado, o ocorrido foi confirmado à imprensa por seu córner Sterling "Mac" McPherson.

Dokes tinha 54 anos, nasceu no dia 10 de agosto e batalhava contra um câncer no fígado. Conquistou o cinturão da Associação Mundial de Boxe (AMB) ao bater o compatriota Mike Weaver por nocaute técnico no 1º round em dezembro de 1982. Uma revanche foi feita após considerarem que a interrupção do árbitro Joey Curtis prematura.

Na 1ª defesa o lutador de Don King empatou com Weaver e na 2ª perdeu a coroa para Gerry Coetzee por nocaute no 10º giro. Em sua trajetória dividiu o ringue com Evander Holyfield, Randall "Tex" Cobb, Riddick Bowe e Donovan "Razor" Ruddock. A luta com Holyfield foi considerada a melhor da década entre pesados.

Fora dos ringues, uma passagem triste marcou sua vida. Em 1999 foi por ter agredido a noiva no ano anterior. Ganhou liberdade condicional em 2008. Teve passagens em sua vida marcadas por agressão, atentado ao pudor e tráfico de drogas.

"Jack Daniels e cocaína", era como afirmava ter sido sua preparação antes de algumas lutas. O estilo de viver era extravagante e certa vez se banhou com champanhe no valor de US$ 20 mil. Mulheres sempre o rodeavam.

No início da carreira fez uma luta "exibição" com Muhammad Ali, o encontro foi televisionado e apesar das brincadeiras do legendário pugilista e do embate não ser para valer, comentarista já viam traços de talento em Dokes. Em 1988 recebeu o prêmio de "Retorno do ano" da revista Ring Magazine. Venceu 7 lutas sendo 6 pela via rápida. Deixa um cartel de 53 vitórias, sendo 34 por nocaute, 6 derrotas e 2 empates.

Fonte: Boxing Scene


Michael Dokes x Mike Weaver (1982)