domingo, 5 de agosto de 2012

"Nós atletas estamos perdendo para os juízes"

Robenílson de Jesus / (foto: AFP)

O peso galo (56 kg) brasileiro Robenílson de Jesus, 24, foi mais um prejudicado pela arbitragem da AIBA (Associação Internacional de Boxe Amador), e perdeu na tarde de hoje seu combate das quartas-de-final para o cubano Lazaro Alvarez Estrada, 21, por 16 a 11 e com a declaração da pontuação, Robenílson chorou.

"Acho que nós atletas estamos perdendo para os juízes e não para os outros atletas", declara o baiano Robenílson. Guiado no tablado pelo técnico João Carlos Soares e formado por Luiz Dórea aponta que deu o máximo de si no combate,  lembra que deu uma queda no caribenho, mas que o árbitro não abriu contagem.

Críticos e atletas consideram que os pugilistas cubanos e ingleses, os lutadores da casa, podem estar sendo favorecidos por alguns árbitros. O legendário campeão do mundo de boxe profissional Roy Jones Jr., 43, dos EUA perdeu a final de 1988 dos Jogos de Seul por conta de esquemas e não assiste mais a competição em decorrência do que considera ser um torneio manchado por más atitudes.

Alvarez foi campeão mundial juvenil e adulto e seu país é a maior potência do pugilismo olímpico. O leve (60 kg) Robson Conceição foi prejudicado no 2º round para o local Joshua Taylor e perdeu sua estreia nos Jogos.

Dois combates já tiveram sua decisão revertida e o americano Errol Spencer Jr. e o japonês Satoshi Shimizu que não tiveram os braços levantados logo após o gongo final de seus combates contra o indiano Krishan Vikas e Magomed Abdulhamidov do Azerbaijão respectivamente, tiveram os resultados revertidos após suas delegações entrarem com recursos.

Com estilo inteligente e focado nos contra-golpes Robenílson saiu aplaudido e reconhecido pelos seus pares de luvas tanto do amadorismo quanto do profissionalismo. Nos Jogos do Rio em 2016 estará com 28 anos, e já foca para manter seu espaço na seleção brasileira.