sábado, 11 de agosto de 2012

Ryōta Murata, um samurai de luvas no caminho de Esquiva Falcão

Ryōta Murata / (foto: Scott Heavy - Getty Images Europe)

O japonês Ryōta Murata, 26, fará daqui há pouco a final dos pesos médios (75 kg) do boxe olímpico nos Jogos de Londres 2012 com o brasileiro Esquiva Falcão, 24, dentro do complexo ExCel. Ano passado no mundial de Baku no Azerbaijão, o asiático superou o capixaba por 24 a 11 na semifinal.

No mundial daquele ano além de superar Esquiva, bateu o bicampeão mundial Abbos Atoev do uzbequistão. Nesta olimpíada superou Abdelmalek Rahou da Algeria, o turco Adem Kiliççi e mais uma vez Atoev por 13 a 12 nas semifinais de ontem.

Murata já pensou em deixar o boxe. Começou a treinar no início do colegial e logo depois passou para a tutela de Maekawa Takemoto que nos Jogos de Atlanta 1996 foi técnico do time japonês.

Seguiu para a equipe da Universidade de Toyo, aonde ingressou no ensino superior, porém sofreu derrotas na liga universitária. Por recomendação de Takemoto foi treinar na escola de preparo físico das Forças Armadas.

Seu sensei Takemoto faleceu aos 50 anos em 2010 e este período abalou o jovem pugilista. Em uma viagem à Tailândia ao ver as crianças lutando recuperou seu entusiasmo pela nobre arte. Assim como Esquiva, Murata também sonha com o ouro e a figura paterna de Takemoto lhe é inspiradora.

Porém, Esquiva busca o ouro como membro da equipe olímpica brasileira que foi mais longe, tem em seu pai, o legendário pugilista e lutador de vale-tudo Touro Moreno, figura que carrega em todos momentos como faz seu irmão Yamaguchi, medalha de bronze nesta edição dos jogos pelos meio-pesados.

Em 1965, no boxe profissional, outro japonês fatiou o coração dos brasileiros e levou honra para sua terra, o nome dele Masahiko "Fighting" Harada e sua melhor performance foi quando tirou a cinta mundial dos galos do ícone Éder Jofre. Murata é o samurai que tentará cortar o voo do Falcão capixaba de ninho humilde como fez no ano passado. Esquiva sabe disto e parte para encerrar um capítulo com seu rival do oriente, entretanto desta vez com o favorito e dono de campanha avassaladora.