sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Yamaguchi resiste até o fim e conquista bronze olímpico

Yamaguchi Falcão / (foto: Danilo Ferpa / Folhapress)

O brasileiro Yamaguchi Falcão perdeu nesta sexta-feira a semifinal dos meio-pesados (81 kg) para o russo Egor Mekhontcev, por 23 a 11. Tendo recebido contagem em dois momentos no 3º assalto, entretanto, apesar da força do rival mais forte em nenhum momento mostrou que desistiria ou se entregou. Como não há disputa de 3º lugar garantiu o bronze.

O russo Egor Mekhontcev impôs sua força e colocou Yamaguchi Falcão nas cordas no 1º round e levou a parcial por 6 a 4. Yamaguchi iniciou, melhor, porém perdeu o ritmo.

Yamaguchi voltou a sentir a força de Mekhontcev, o europeu deixou a categoria dos pesados e é notável que dentro dos meio-pesados é o de físico mais avantajado e pegada mais forte. O 2º assalto terminou em 9 a 4, para o russo.

No 3º assalto, Mekhontcev continuou pegando pesado, não buscou apenas administrar a vantagem, o que mostra a seriedade que vê no rival. Yamaguchi mostrou-se um grande guerreiro como seu pai Touro Moreno e o irmão Esquiva. Recebeu contagem em dois momentos, porém em nenhum foi ao chão ou deu sinais de pedir o encerramento do confronto. O capítulo terminou em 8 a 3 para o russo.

O medalha de bronze peso mosca nos Jogos do México em 1968, Servílio de Oliveira definiu a disputa da seguinte forma em seus comentários pela emissora ESPN: "vai perder, mas vai perder de pé, lutando até o fim". Ficam nessas imagens lições para muitos pugilistas e atletas de outras modalidades de todas partes do mundo.