quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Rosilete dos Santos busca carreira política

Rosilete dos Santos e sua filha Nicoly / (foto: reprodução)

Rosilete dos Santos, 37, é a atual campeã mundial supermosca pela WIBA (Associação Internacional de Boxe Feminino), grupo de prestígio no boxe de mulheres, e está com posição de destaque nos rankings das quatro grandes entidades do pugilismo profissional: Associação Mundial de Boxe (AMB), Federação Internacional de Boxe (FIB), Organização Mundial de Boxe (OMB) e Conselho Mundial de Boxe (CMB). Também possui o cinto do WPC (Comissão Mundial de Pugilismo) - entidade de pequeno porte -.

Agora encara outra luta, terá de ficar íntima das funções burocráticas do gabinete de um vereador e para isso tem feito campanha para ser eleita para a Câmara Municipal de São José dos Pinhais no Paraná. Nesta entrevista fala de sua nova realidade e a carreira de pugilista.

Por quê decidiu entrar para a política?

Fui convidada pelo secretario de esportes de São José dos Pinhais, Claudio Padilha para que a cidade possa ter alguém do meio esportivo no Poder Legislativo, assim o esporte teria mais força, já que eu tenho um perfil de guerreira.

Os encontros no início do ano com o ministro dos Esportes Aldo Rebelo tiveram relação com sua escolha?

Não. Apenas fui apresentada como campeã mundial de boxe e membro do partido do ministro.

Pretende conciliar as atividades no gabinete com as do ringue?

Já tenho 37 anos e já lutei muito. Não sei quando, mas ano que vem penduro minhas luvas.

Sabe o que faz um vereador?

Cabe ao vereador mostrar os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. Porém não é apenas isto. Cabe-lhe também a função de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal e do próprio Legislativo.

Há leis de cunho esportivo em São José dos Pinhais?
Sim. Lei de criação do conselho municipal e do fundo municipal.

São poucas as mulheres nas câmaras municipais ou política em geral, apesar do destaque e figuras chave no panorama mundial. Como enxerga esta situação?

Nos mulheres somos 56% da população brasileira, portanto somos a maioria, mas no poder Legislativo somos a minoria. Este processo está numa fase de crescimento, pois a mulher está evoluindo em todas as funções. Daqui uns 30 anos as mulheres serão a maioria... Tomara...