sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Árbitro brasileiro afirma que colega reconheceu erro ao punir Esquiva na final olímpica

Da esquerda para direita: Ryōta Murata, Mariusz Gorny e Esquiva Falcão / (foto: Reuters)

O árbitro brasileiro Jones Kennedy, presente nos Jogos de Londres 2012, revelou aos repórter Matheus Tibúrcio e Raphael Andriolo que o colega polonês Mariusz Gorny reconheceu após o encerramento participação ativa na derrota do boxeador capixaba Esquiva Falcão na final dos pesos-médios (75 kg) para o japonês Ryōta Murata. Gorny não acreditava que o brasileiro seria tão prejudicado pela penalidade, entretanto com os dois pontos adicionados, Murata levou o combate por 14 a 13 e ficou com o ouro.

"Kennedy, porém, não acredita que a punição foi um erro, mas sim uma precipitação", aponta a matéria. Para o árbitro brasileiro Gorny também teria de ter aplicado pena a Murata, o mesmo também clinchava demasiadamente, outra avaliação de Kennedy é que o colega deveria deixar o combate terminar, faltava apenas um minuto.

A AIBA (Associação Internacional de Boxe Amador) faz um ranking de seus árbitros e Gorny caiu em conceito após o erro cometido na final dos médios. Profissional com mais de 25 anos sai da 3ª posição para 9ª. Jones Kennedy agora é o 3º da entidade.

Esquiva saiu contente com a inédita medalha de prata do Brasil, não concordou com a decisão, mas perdoou o árbitro. Seu irmão Yamaguchi Falcão, peso meio-pesado (81 kg) e a peso leve (60 kg) baiana Adriana Araújo faturaram bronze em Londres.

Fonte: Globo Esporte.com.br