domingo, 5 de agosto de 2012

Sidnei Dal Rovere fala da amizade de Joe Louis e Max Schmeling

Joe Louis (esq.) e Max Schmeling (dir.) / (foto: reprodução)

Por Sidnei Dal Rovere*

Joe Louis, é o maior peso pesado do boxe mundial, ficou por 12 anos como campeão mundial dos pesados e a foto acima com o alemão Max Schimeling, proporcionaram uma das melhores histórias do esporte mundial. Na primeira luta entre os dois, o alemão nocauteou Joe Louis, na revanche, Joe Louis nocauteou o alemão no 1º round, pois um fim na carreira do alemão. Na primeira, Adolph Hitler quis usar a imagem do boxeador alemão em propaganda da raça ariana.

Números, quem ganhou, quem perdeu, são apenas resultados e nos dias de hoje o que temos de mais fácil é fazer pesquisa (de dados e números). O melhor dessa história é o que aconteceu depois, a realização de uma das histórias mais bonitas do esporte mundial. O período era pré 2ª guerra mundial, o alemão Max Schmeling como tinha boa imagem em seu país, ajudou muitos judeus naquele período na Alemanhã.

Joe Louis foi fundamental na entrada dos EUA na 2ª Guerra Mundial, quando o presidente Franklin Roosevelt fez o discurso convocando a nação, deu a palavra ao ídolo Joe Louis também. Joe Louis foi a batalha também, realizava lutas onde estavam as tropas americanas, terminou a guerra como sargento do exército de seu país. Ao término da guerra o fisco americano foi cobrar de Louis a parte do "leão" que ele devia das lutas realizadas naquele período. Ele tinha doado todo o dinheiro ao exército americano, o fisco respondeu: "problema seu, você tem essa divida com o fisco". Sem dinheiro teve que voltar a lutar, foi quando ele veio ao Brasil e lutou no Estádio do Pacaembu, o ringue foi montado dentro do campo. Um fã de Joe Louis cedeu uma suite em seu hotel, Joe Louis morou com a esposa até o final de suas vidas. A divida? Foi paga pelo alemão Max Schmeling, que pós guerra foi diretor da Coca-Cola na Alemanha e ao saber das dificuldades de Louis foi aos EUA saldar as dívidas do seu rival.

*Sidnei Dal Rovere mantém um dos principais arquivos do Brasil sobre boxe nacional e estrangeiro, foi pugilista amador e profissional tendo disputado cinturão mundial com o membro do Hall da Fama Azumah Nelson, atua como comentarista e leciona a nobre arte em São Paulo. O texto acima foi postado por meio de seu perfil de Facebook no fórum de debates "Córner do Leão".