quinta-feira, 2 de agosto de 2012

AIBA altera resultado e dá vitória para japonês em Londres 2012

Magomed Abdulhamidov (esq.) e Satoshi Shimizu (dir.) / (foto: AP)

A Associação Internacional de Boxe (AIBA, em inglês) alterou o resultado do combate entre o japonês Satoshi Shimizu e Magomed Abdulhamidov do Azerbaijão. Na quarta-feira, Shimizu foi declarado perdedor mesmo tendo derrubado o rival seis vezes. A federação reviu o tape e declarou vitória do asiático.

"O boxeador do Azerbaijão caiu seis vezes durante o terceiro round. De acordo com nossas regras, o árbitro deveria ter contato, pelo menos, três vezes. Neste caso, seguindo a técnica da AIBA e as regras de competição, a decisão deveria ter sido interrompida", afirmou a entidade para a imprensa.

A delegação japonesa apelou contra o resultado o que resultou na revisão pela entidade. Shimizu perdia por 12 a 5, mas encaixou bons golpes e conseguiu seis quedas contra o rival. Para os jurados, os knockdowns não foram suficientes.

No final terminou 12 a 10 para Abdulhamidov, então a delegação japonesa pagou os US$ 500 necessários para formalizar o pedido de revisão de resultado.

No boxe olímpico não são concedidos pontos extras para knock downs. Entretanto, ao final o público vaiou o resultado. Shimizu declarou à rede britânica BBC que não entendia o resultado, e por estar no "país do boxe", os fãs iriam apoiá-lo.

Shimizu agora enfrentará o argelino Mohamed Amine Ouadahi, no domingo, pelas quartas-de-final dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Fonte: Portal Terra