segunda-feira, 28 de maio de 2012

Johnny Tapia é encontrado morto em sua casa

Johnny Tapia / (Foto: capa do livro biográfico de Tapia)

O ex-penta campeão mundial Johnny Tapia, que teve carreira tumultuada marcada por dependência de cocaína, álcool e quadros depressão e problemas com as autoridades, foi encontrado morto em sua casa no domingo em Albuquerque, New México, EUA. O ex-atleta tinha 45 anos.

Autoridades foram convocadas para aparecer em sua casa às 19h45 do domingo, conforme o porta-voz Robert Gibbs. A morte não aparentou ter sido de forma suspeita, alegou o oficial.

Tapia conquistou cinco cinturões mundiais em três categorias de peso distintas, obtendo a cinta galo da Associação Mundial de Boxe (AMB) e da Organização Mundial de Boxe (OMB), as dos moscas da OMB e Federação Mundial de Boxe (FIB) e também a dos penas pela FIB.

Mesmo com problemas recebia o afeto dos fãs e quanto pior estive sua vida fora do ringue, incluindo algumas prisões, mais eles o apoiavam.

Desde pequeno teve uma vida trágica, quando tinha 8 anos ficou órfão de mãe, ela fora perfurada 26 vezes com uma chave de fenda e deixada para morrer.

Em 2007, Tapia foi hospitalizado após uma aparente overdose de cocaína. Dias depois seu cunhado e sobrinho morreram em um acidente automobilístico quando iam para Albuquerque visitar o parente internado.

Tapia foi banido do boxe por 3 anos e meio no início da década de 1990 por conta de sua dependência em cocaína. Porém nocauteou Henry Martinez para vencer a cinta dos galos da OMB em 1994 e faturou mais quatro coroas nos próximos oito anos.

O último combate foi em junho, superando nos pontos Mauricio Pastrana após 8 rounds. Ele deixa um cartel de 59 vitórias, 30 nocautes, 5 derrotas e 2 empates.

Gibbs aponta que uma autópsia será realizada nos próximos dias.

Fonte: ESPN e AP