sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Joel Casamayor é pego no doping por maconha

Joel Casamayor / (Foto: Ag. Internacionais)


A sombra do doping volta a incomodar o mundo do boxe. Foi anunciado nesta sexta-feira que o ex-campeão mundial em duas divisões Joel Casamayor testou positivo para o consumo de maconha logo após o combate do último sábado em que foi nocauteado no oitavo assalto pelo norte-americano Timothy Bradley.

A Comissão Atlética de Nevada, nos Estados Unidos, foi a encarregada de notificar Casamayor do resultado positivo. O lutador de 40 anos pode, agora, ser suspenso e também multado, ou apenas receber uma das duas punições, conform informou o diretor-executivo do órgão, Keith Kizer.

Ele também deu aviso. "Não vamos permitir esse tipo de coisa e ofensa dentro do boxe", garantiu. O comabte entre Casamayor, ex-campeão mundial de pesos-leves (OMB) e super-pena (AMB), foi no mesmo evento da luta entre o filipino Manny Pacquiao e o mexicano Juan Manuel Márquez, com vitória do primeiro.

Embora quase impossível de acontecer, Casamayor, medalha de ouro na Olimpíada de Barcelona, em 1992, poderia perder a bolsa de 100 mil dólares recebida pela disputa. Ele já ficou sem 6.600 dólares que foram automaticamente para seu filho.

Casamayor tem um cartel de 45 combates, sendo 38 vitórias (22 por nocaute), seis derrotas e um empate. Uma dessas derrotas foi conturbada e envolveu um brasileiro. No dia 12 de janeiro de 2002, após 12 rounds, os juízes deram a vitória por pontos a Acelino "Popó" Freitas e o declararam campeão mundial dos super-penas (AMB), o que revoltou o cubano.

Fonte: ESPN