domingo, 6 de novembro de 2011

Olímpiada estuda o uso de saias no boxe feminino de Londres 2012


A indiana Usha Nagisetty (esq.) e a italiana Marzia Davide (dir.) em uma luta de exibição em Milão, Itália em 2009 / (Foto: Alberto Pizzoli / AFP / Getty Image)

O boxe feminino é uma modalidade olímpica e volta para as competições em Londres 2012. Agora a AIBA (Federação Internacional de Boxe) estuda uma variação estética, o uso de saias ao invés de shorts.

A notícia é deste domingo e a AIBA afirma estudar a questão junto “à família do boxe”. O motivo seria diferenciar as mulheres dos homens pela vestimenta.

No último campeonato europeu de boxe feminino lutadoras da Polônia e Romênia entraram com saias nos ringues. Em esportes como vôlei, basquete, tênis e futebol já são vistos uniformes mais justos para elas ou saias.

Críticas já sugiram ao possível novo traje, a tricampeã mundial Katie Taylor, tricampeã mundial, aponta que não usa saia nem quando sai a noite e não as usará em combates.

Um evento teste em Londres nos dias 24 e 27 verificará o uso das saias. Em 2012, o boxe feminino será disputado nas categorias mosca, leve e médio.