terça-feira, 1 de novembro de 2011

Uma carreira além das mordidas

Livro Mike Tyson - Uma Trajetória de Nocautes de Wilson Baldini Jr. e Ilustrações de Edson Leal / (Foto: Divulgação)



“O Iron Man caminha perto de seu córner e parece um animal, lambendo o beiço como se estivesse com fome”, a narrativa do jornalista Wilson Baldini Jr. do Estado mostra no livro Mike Tyson – Uma Trajetória de Nocautes (2011), as consequências e o que levou a uma das noites mais memoráveis da história esportiva e do entretenimento. A fúria do peso-pesado transbordou e Evander Holyfield teve duas e não apenas uma de suas orelhas mordidas no dia 28 de junho de 1997.

Mike Tyson assim como Muhammad Ali é um pugilista aposentado com mais atenção da mídia do que expoentes atuais. O livro de Baldini publicado pela Publisher foca em 10 lutas que mostram o auge a queda do ídolo, como o massacre imposto a Michael Spinks em 1988 quando Tyson fez sua melhor performance e as duas derrotas diante de Holyfield, lutador que o livro revela ser chamado pelo ex-bicampeão dos pesados George Foreman como o oponente mais sujo que enfrentou.

Os dois primeiros combates da obra Baldini não cobriu, porém nas outras esteve “in loco” e conta que ficou mais suado que Holyfield e Tyson no 1º encontro de ambos de tanta “adrenalina”. Outro aspecto interessante que só ele presenciou foram os treinamentos pré-luta nos quais viu Holyfield treinando clinches, tática usada para minar a pouca paciência do Iron Man. As ilustrações de Edson Leal ajudam a compor de forma original sendo uma opção para a ausência das fotos do período.

O livro levou 15 anos para ser concluído e foca na ação dentro entre as cordas tendo não apenas recortes de matérias mas depoimentos que variam de um faxineiro em Las Vegas ao alto escalão da nobre arte. A obra coroa a carreira do principal cronista da nobre arte no território nacional.