sábado, 12 de novembro de 2011

Irineu Beato conquista título latino CMB após acabar com Vidondo

Irineu Beato Costa Jr. / (Foto: Gabriel Leão)

Do cárcere ao trono

Na noite de ontem, o pesado Irineu Beato Costa Júnior, 31, o “Negro Tei” fechou um ciclo, que o leitor do Córner acompanha desde setembro de 2007, com uma das mais convincentes vitórias de um brasileiro no exterior ao bater o argentino Matias Vidondo, 35, que abandonou a contenda no início do 8º round. Com isto Irineu faturou o cinturão latino do Conselho Mundial de Boxe (CMB) na cidade de Rosário, província de Santa Fé, na Argentina.

Irineu (10-0-0, 9 KO’s) e Vidondo (10-1-0, 10 KO’s) alteraram o comando na peleja, mas compartilharam o cansaço por conta da temperatura elevada. O brasileiro foi superior nos 2º e 3º rounds, mas o local foi mais forte nas outras duas seguintes.

Os gladiadores sentiram na 6ª etapa mais o peso da temperatura afligindo sua performance do que os golpes do oponente. No 7º round, o argentino soube por quê o apelido do visitante é “Tei”, pois como o mesmo explicou aqui, “Tei é o som do meu golpe”.

Depois ambos corpos foram ao solo em duas ocasiões, mas Tei comprovou a tese do wrestler olímpico Dan Gable dos E.U.A, os momentos finais são daqueles com mais vontade. Uma saraivada de punhos castigou Vidondo e fez o árbitro abrir contagem.

O argentino optou regressar, mas a sessão de castigo apenas reiniciou, Irineu, com o técnico Xuxa no córner e que é uma espécie de pupilo para Pedro Otas, foi superior e o córner platino não viu outra opção senão poupar a saúde de seu atleta não permitindo o retorno para o 8º round.

É o fim de um ciclo no qual Tei comprova que o boxe não apenas recupera egressos, mas que é capaz de levá-los ao trono. Este homem é uma realidade no cenário latino e deixa o status de prospecto, enquanto boxeadores mais balados são mais comentados ao mesmo tempo que outros sem talento que alteram vitórias com derrotas e servem de carne de abate no exterior gritam por uma atenção desmerecida Irineu fez seu trabalho sem alarde e agora volta com o elixir dos campeões e renovado para o início de uma nova jornada.