quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Petrobras prepara documentário sobre Servílio de Oliveira e outros olímpicos brasileiros


Servílio de Oliveira / (Foto: Adonis Guerra)


A Petrobras, uma das principais petrolíferas do mundo que também é ligada ao governo federal com investimentos privados prepara documentários sobre olímpicos brasileiros entre eles o ex-boxeador medalha de bronze no México 1968, Servílio de Oliveira.

A iniciativa parte do programa Petrobras Esporte & Cidadania que prepara o trabalho por meio do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro e será realizado em parceria com a ESPN Brasil. Ao todo serão 9 produções selecionadas entre 24 propostas escolhidas por seleção pública.

Os filmes de 25 minutos tem como finalidade contribuir para o arquivamento do acervo audiovisual esportivo e difundir valores obtidos no esporte. Também será produzido um longa-metragem de 52 minutos dirigido por Ugo Giorgetti, convidado especial, autor de peças como Boleiros e Quebrando a Cara, esta contando a trajetória dos Zumbano-Jofre.

Junto de Servílio estaram nomes que pertencem aos livros de história esportiva como Adhemar Ferreira da Silva (salto), Maria Lenk (natação), a seleção feminina de voleibol de 1996, Aída dos Santos (salto em altura), Claudio Kano (tênis de mesa), José Teles da Conceição (atletismo), Reinaldo Teles Conrad (vela) e a seleção de tiro de 1920.

Um ferimento no olho direito impediu o progresso de Servílio entre os profissionais, era tido pelos principais críticos esportivos como candidato a campeão mundial dada sua proficiência. Depois conduziu o quarto campeão mundial do país, Valdemir “Sertão” Pereira.

Petrobras Esporte & Cidadania

O programa Petrobras Esporte & Cidadania é um trabalho de apoio ao esporte olímpico e aborda o alto rendimento apoiando as confederações de boxe, esgrima, remo, levantamento de peso e taekwondo. Também trabalha com o Esporte Educacional com projetos de inclusão social e Esporte de Participação, sendo por esta via que a Petrobras apoia iniciativas desportivas em todo país, com motivação de melhorar o bem-estar e convivência da população.

 
Entrevista de Servílio de Oliveira ao Córner do Leão: