terça-feira, 15 de novembro de 2011

Justiça alemã condena padrasto que atirou em boxeadora antes de luta por título mundial


Rola El-Halabi chora após veredito no tribunal / (Foto: Axel Schmidt / AP)

A Justiça alemão condenou ontem a seis anos de prisão Roy El-Halabi, 44, que em abril efetou quatro disparos com arma de fogo contra aenteada, Rola El-Halabi, momentos antes da mesma disputar o  cinturão mundial peso leve (61,2 kg) da Federação Internacional de Boxe. O tribunal de Berlim entrou em consenso que o criminoso atirou na jovem com a finalidade de interromper sua carreira.

O juiz Thomas Gross definiu o atirador como “egoísta e narcisista” e Roy El-Halabi foi condenado por lesão grave com arma de fogo e tentativa de assassinato com lesão intencional. Meses antes a boxeadora dispensou seus serviços como empresário em janeiro deste ano e somado a isto o padrasto também não aceitava o namorado dela.

O Juiz Gross aponta que o criminoso tinha intenção de tornar a vítima em deficiente física em uma ação planejada por meses, por considerar o grande responsável pela seu status de campeã mundial e não aceitar que não participava mais da equipe da moça que também obteve em 2009 os cinturões da WIBF (Federação Internacional de Boxe Feminino) e WIBA (Associação Internacional de Boxe Feminino), entidades de representatividade no boxe de mulheres.

Crime contra a mulher e o esporte

  Rola El-Halabi / (Foto: Christopher Michaelis)

A libanesa Rola El-Halabi se preparava para disputar o cinturão vago da FIB diante da bósnia Irma Balijagic Adler no dia 1º de abril. De repente o Roy El-Halabi invade o vestiário e dispara contra a mão direita, os dois pés e o joelho esquerdo da boxeadora. Antes havia atirado em dois seguranças e obrigado outros a deixarem o local.

Os médicos avaliaram que Rola sofreu esmagamento nos ossosda mão e do joelho e a jovem passou por processos cirúrgicos, mas teve de se aposentar deixando uma carreira com cinturões além de 11 vitórias, 6 por nocaute e nenhuma derrota.

Este é mais um crime contra o esporte e também as mulheres.

 Rola El-Halabi / (Foto: Divulgação)