terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Acima do boxe e da política

Muhammad Ali na África / (Foto: Ag. Internacionais)

Nesta data Muhammad Ali completa 70 anos, o lendário é lembrado por suas proezas no ringue e seu ativismo social que ajudou os Estados Unidos da América e o mundo a ter um olhar mais compreensível para as minorias. No início ele defendeu o direito dos negros, depois passou a falar por todos.

Em um dado momento de sua carreira revelou que o boxe era apenas um estágio para o palco principal, no qual transmitiria suas ideias de fato. Foi com as luvas que capturou cinturões, corações e holofotes para entrar numa era que se contestavam valores retrógrados e desses rebeldes foi um dos que mais alto gritaram.

Há aqueles que apontam Sugar Ray Robinson como o melhor pugilista de todos os tempos, e há até argumentos para isso, também há os advogados de Pelé como Atleta do Século XX. Porém não há figura esportiva com o coração e pulmões para defender um irmão de injustiças sociais e opressão.

Infelizmente muitos brilham, mas são apenas celebridades em uma constelação de flashs efêmeros. Muhammad Ali é um herói, ao mesmo tempo que caminha entre os homens está acima deles como um presente de entidades superiores para a humanidade. Ali ao mesmo tempo carrega um fardo, sabe do peso não só de seus punhos, mas de sua voz.

Dono de fala eloquente de bardo e de traços de um deus de ébano, apareceu como uma figura jovem e sedutora para com os anos assumir ares de pai zeloso como seu amigo Nelson Mandela. Os lutadores o emulam independente de categoria ou modalidade, Ali fez seu legado. Personalidades de outras esferas também, almejam ter sua confiança diante de leões, mastondontes, tigres e mamutes.

"O Maior de Todos" é superior à política. Poderia ingressar em um partido como o Democrata de seu país e conseguir um cargo de destaque, porém o ambiente regido pelas leis de Maquiavel lhe deixaria tolhido com uma mordaça à mercê de homens que visam interesses próprios antes do povo que afirmam proteger. Ali mesmo doente fez ações para ajudar os outros nem que fosse apenas inspirando, não é só um esportista ou só um ativista, é um herói.