quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

FIB se declara sobre Mustafa Ameen, "o homem misterioso"

Mustafa Ameen / (Imagem: HBO)

Após toda a controvérsia gerada no embate entre Amir Khan do Reino Unido e o americano Lamont Peterson sobre a denúncia do 1º da intervenção de um "homem misterioso" visto nas imagens e identificado como Mustafa Ameen da Federação Internacional de Boxe (FIB) que na noite tinha seu cinturão super-leve em jogo assim como o da Associação Mundial de Boxe (AMB) ambos em poder do Europeu que foi lesado.

Inicialmente a agremiação preferiu não liberar uma declaração pública para preservar a integridade da audição envolvendo a ação protocolada pela Golden Boy Promotions no embate citado acima. O propósito nesta escolha era não levar preconcepções e preconceitos para o julgamento dos órgãos envolvidos e dos responsáveis.

O Sr. Mustafa Ameen faz trabalhos externos para a Fundação SARB/Education da FIB. Este grupo foi criado com o intuito de auxiliar boxeadores profissionais aposentados que passassem por dificuldades financeiras. Pouco após um ano o Presidente Daryl Peoples e o Sr. Ameen concordaram que o segundo faria um trabalho de rede de contatos em prol da organização com a finalidade de contactar estes lutadores para que a FIB pudesse provê-los com assistência financeira. O papel de Ameen é limitado à apenas isto. Não é um empregado ou fiscal da organização tampouco recebe dinheiro pelos seus esforços.

Antes da luta de Khan e Peterson, a FIB requiriu para a Comissão de Boxe e Wrestling de Washington D.C, para estender a cortesia de área liberada para Ameen circular na arena. O Sr. Ameen não foi designado pela FIB para fiscalizar este embate. Apesar de tudo que se passou, a FIB não mudou seus planos de solicitar uma quarta audiência para quarta-feira dia 18 de janeiro. O Sr. Ameen estará presente na audiência para explicar suas ações e o que foi conversado entre ele e o Sr. Welsh, supervisor da AMB.

Fonte: FightNews