quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Hopkins e Dawson concordam em lutar 28 de abril

Bernard Hopkins / (Foto: Ag. Internacional)

O campeão meio-pesado do Conselho Mundial de Boxe (CMB) Bernard Hopkins, 47, e o desafiante Chad Dawson, 29, que em seu último combate tiveram um desfecho controverso decidiram se encontrar novamente no dia 28 de abril em Atlantic City para uma revanche.

O promoter Richard Schaefer, da Golden Boy de Oscar de La Hoya representante de Hopkins (52-5-2, 32 KO's) e Gary Shaw que tem como cliente Dawson (30-1-0, 17 KO's) chegaram à uma decisão após um encontro na tarde de sexta-feira para definir a bolsa da luta obrigatória.

"Tenho a oportunidade de acertar as coisas, desde a primeira luta, e fechar isto. Um atleta de verdade não quer uma vitória por desclassificação ou ter um 'sem decisão' ou mesmo que algo lhe seja dado sem trabalho. Tô sem freio", declarou Hopkins para o repórter Dan Rafael da ESPN.

"Dawson tem a chance de provar ao mundo o que ele acha que fez comigo, e eu tenho a chance de provar que ele não é capaz de fazer isto", falou ao órgão de comunicação americano.

No primeiro combate, em 14 de outubro do ano passado, o final foi polêmico no segundo round. Após errar uma direita e se aproximar demais de Dawson, Hopkins recebeu um single leg - alavanca para jogar ao solo - digno de wrestler e foi ao chão tendo depois diagnosticado deslocamento do ligamento da clavícula esquerda.

Mesmo tendo Hopkins reclamado de dor ao médico presente e ao árbitro Pat Russell ele viu seu cinturão ir para Dawson por nocaute técnico e não uma escolha como "sem decisão" devido à uma falta e acidente.

Mesmo com este resultado o CMB manteve Hopkins como campeão, o mais velho da história do esporte em todas categorias, e ordenou uma revanche. A Comissão Atlética da Califórnia após apelação de Hopkins definiu a luta como "sem decisão" tendo feito uma audiência dia 13 de dezembro na qual Russell assumiu ter errado em seu julgamento.

Antes de acertar com Dawson, Hopkins cogitava unificar os cinturões com o campeão da Organização Mundial de Boxe (OMB) Nathan Cleverly da Inglaterra ou o cazaque Beibut Shumenov campeão da Associação Mundial de Boxe (AMB).

Fonte: ESPN