terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Muhammad Ali tem seus 70 anos lembrados pela Veja e Fabio Altman

Muhammad Ali / (Foto: Getty Images)

O repórter Fabio Altman da Revista Veja preparou no site da publicação três homenagens ao rei da nobre arte e ativista social Muhammad Ali que hoje completa 70 anos. Personalidade além do limite das cordas dos ringues tem influência em diversas esferas como cultura e política.

Altman é um jornalista experiente com anos na publicação da editora Abril que é a principal revista semanal do país. O comunicador também é neto de Waldemar Zumbano, grande nome do pugilismo brasileiro e membro do clã Zumbano-Jofre do qual saiu o bicampeão mundial Éder Jofre.

No texto "O tempo de Muhammad Ali", Altman traça uma linha do que foram os agitados anos pós-Vietnã no qual o movimento da contracultura ganhava força e incomodava o establishment americano assim como Muhammad Ali. 


Em "Ali x Frazier: lições de uma trilogia", o repórter apresenta a real relevância de lutas de grande porte antes que qualquer luta passasse a ser chamada de "a luta do século". Havia a tensão racial e política sobre o 1º e 3º encontros, algo que outros combates após este nem se aproximaram


Livros e filmes são feitos aos montes entorno da mítica figura do "Maior de Todos" e em "Para entender Muhammad Ali", Altman fez uma seleção para introduzir o leigo ou trazer lembranças doces e amargas ao fã antigo.