terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Irmãos Oliveira investem no MMA

Em pé: Gabriel Oliveira, Tuba, Pitu, Sangue. Sentados: Jackson e Sarafian / (Foto: Arquivo pessoal)

A visão apurada da nobre arte é herança do pai Servílio

Gabriel e Ivan "Pitu" de Oliveira estão entre os melhores treinadores de boxe do país e herdaram a visão aguçada do pai Servílio, único brasileiro dono de medalha olímpica - bronze no México 1968 -, que descobre campeões. A dupla agora investe no treino de boxe específico em MMA.

O primogênito Gabriel já foi técnico da seleção olímpica do Brasil, esteve em seis mundiais e uma Olímpiada, e acaba de voltar de Las Vegas onde esteve treinando Vitor Belfort para sua apresentação no UFC neste final de semana. Ivan foi técnico do campeão mundial Sertão e ambos uniram forças para treinar os lutadores de MMA Daniel Sarafian, Alexandre "Sangue" e João Paulo "Tuba".

No início era apenas Sarafian que começou com Gabriel, porém como este foi para os E.U.A com Belfort passou para os cuidados de Ivan que fala do trabalho em conjunto: "nos 'afinamos' rápido, logo estávamos trabalhando como parceiros de longa data. No dia da seleção do TUF (Reality Show The Ultimate Fighter) a galera chegou, mas só o 'Sangue' veio treinar. Na última sexta rolou com todos".

O cross-training de modalidades é valorizada e os pugilistas Jackson "Demolidor" Jr., meio-pesado 30º do ranking do Conselho Mundial de Boxe (CMB) e o mosca Bruno Rissi, que regressa ao tablado e também é auxiliar técnico, participaram da sessão. As regras do UFC têm valorizados os lutadores que trocam socos e o boxe assume cada vez maior relevância na jaula.

Sangue, Sarafian e Tuba apontam satisfação com o trabalho dos irmãos Oliveira e esperam "colher bons frutos". Para eles a presença de Jackson, que vem se tornando referência na nobre arte dentro do Brasil, é um estimulo para treinar em alto nível na academia AD São Caetano.