sábado, 3 de março de 2012

Entrevista com Samir Santos

Samir Santos / (Foto: Guga VW)

Antes de sua luta contra Patrick Teixeira pela categoria médio-ligeiro (69,9 kg) terça-feira (06/03) no Baby Barioni em São Paulo valendo o cinturão Fedecentro da Associação Mundial de Boxe (AMB), o gaúcho Samir Santos, 31, decidiu conversar com o Córner do Leão expondo o processo de treinos que passou com o alagoano Rocky Jr., a tática para o próximo adversário e aproveitou para criticar seu desafeto Michael Oliveira e falar da postura de Popó.

Como foi o período de treinos com o alagoano Rocky Jr.?

Foi uma experiência  muito boa, fiquei muito feliz por ter tido a presença dele aqui no sul treinando, pois mostra que não só o boxe gaúcho esta crescendo, mas também os lutadores vem se unindo para fazer o boxe no Brasil crescer. Chega de reclamar ou deixar vir gente de fora com o discurso de que quer levantar o boxe no país e na verdade só atrapalha ainda mais o andamento das lutas aqui vindo fazer combates com "joãos sem braços" e disso os apoiadores, patrocinadores e futuros colaboradores que poderiam investir nos atletas e no boxe de maneira geral, portanto vem isto como uma verdadeira palhaçada. Falo isto e dou nome aos bois: o nosso ilustríssimo Rocky Brasileiro, cadê ele? Ué, não queria ajudar o boxe brasileiro, sumiu, não aceitou lutar comigo com desculpa de ter que falar pessoalmente com o empresario dele e porque ainda não lutou com o Popó se já estava tudo acertado entre os empresarios e as dua partes... Pura conversa. Lutador de verdade, encara qualquer desafio e não se esconde atrás nem de pai e nem de empresário, que no caso é as duas coisas por falar nisto mando um recado para o empresario e pai do Michael que não quer colocar ele com adversários de verdade: muda ele de esporte, o boxe não é o esporte dele!

Como estão sendo os treinos para a luta contra Patrick Teixeira?

Minha preparação tive que adaptar à algumas coisas, por exemplo, vim de uma temporada de 6 lutas sendo que a última foi no dia 11 de dezembro, venho de lesões no braço e ombro, então tive que adaptar um treino de última hora, pois quando fui contatado para esta luta já estava tirando merecidas férias da temporada passada, para pensar em lutar a partir de abril, mas sou lutador de verdade e não deixo nenhum desafio para depois assim que fui contatado já voltei aos treinos e mesmo com estas lesões venho me preparando da melhor forma para dar ao público um grande espetáculo.

O que pode dizer do adversário?

Sobre meu adversário conheço pouco apenas o que me passaram sobre ser canhoto e altura no mais não tenho mais informações, apenas que vem fazendo uma bela carreira e é um ótimo lutador.

Patrick tem um cruzado forte e boa envergadura. Qual tática pretende empreender contra ele?

Tenho boas esquivas para seus melhores golpes, sua envergadura já estou acostumado, dificilmente pego adversário da minha altura e sou lutador de 12 rounds, por isto, não tenho pressa e levarei a luta com a minha experiência.

A juventude dele é um ponto que pode prejudicar você de alguma forma?

Como falei sou um lutador que fará todos os rounds sem me preocupar ou me afobar, o que pode acontecer com ele por se tratar de um lutador com menos experiência e muita vontade. Será um bom combate.

No passado você já desafiou Michael Oliveira. Acredita que a vitória sobre Patrick o credenciaria para enfrentar o brasileiro radicado em Miami?

Creio que será mais um bom passo na minha carreira, porém não acredito que me credencie, não será uma seletiva nem eliminatória para ver quem enfrenta ele depois, até porque não importa com quem eu lute no Brasil ou fora de maneira nenhuma Michael vai querer me enfrentar. Como ele mesmo já disse "peixe pequeno vai atrás de peixe grande", mas tem que lembrar a ele que aqui no Brasil ele não enfrentou nenhum lutador e para mim os adversários que ele vem pegando só me mostram ainda mais que ele não passa de uma sardinha fora água.

Crê que Michael enfrentará Popó? Se sim, o que espera de tal combate?

Desde de o inicio que falaram sobre esta luta, fui o primeiro a dizer que não iria acontecer. Se o "guri de apartamento" Michael de Oliveira não quer enfrentar a mim nunca que vai querer lutar com o Popó que aliás faz melhor como deputado, é outro que depois que foi campeão mundial não deu nenhuma chance a um boxeador brasileiro para fazer nem se quer uma luta de preparação para suas disputas mais importantes, mostrando que acreditam que só tem bons lutadores fora do país ou então não querem botar a prova seus nomes.