segunda-feira, 19 de março de 2012

A suposta queda de Duda e suas repercussões



Artigo de Opinião

O video postado no youtube do encontro da última sexta-feira entre a sérvio-brasileira Duda Yankovich, 35, e a colombiana Enis Pacheco, 23, na disputa pelo então cinturão vago peso leve (61,2 kg) da Organização Mundial de Boxe (0MB) em Barranquilla na Colombia mostra imagens interessantes sobre o desenrolar do combate mesmo estando editado e com a trilha sonora do filme Réquiem para Um Sonho (2000) apontando a local como uma heroína.

O autor editou de tal forma por ser fã da compatriota Pacheco, o que é normal, afinal o material não é uma edição jornalística. Porém o mesmo vídeo expõe que a supostaqueda sofrida por Duda parece mais ser causada por tropeço do que falta pelo soco da oponente e nas mesmas imagens é possível notar que Duda buscou mais a luta e muitos golpes de Pacheco ficaram no ar ou encontraram apenas a guarda da representante brasileira.

Para uma analise mais densa e apurada o vídeo do combate completo seria o mais indicado. A mesma imagem transmite uma mensagem diferente quando enviada por um ângulo, câmera ou até mesmo meio de comunicação diferente. Os relatos emitidos foram da imprensa colombiana e não havia nenhum agente brasileiro de comunicação.

O resultado do combate em si prejudica Duda que recebe mais uma derrota em seu cartel, entretanto se esta derrota foi fruto de uma avaliação parcial de jurados e árbitro então pode a ser ainda mais danosa para atleta, para o boxe brasileiro e mundial. Casos como este merecem maior atenção e a peleja poderia ser analisada por peritos não relacionados com a OMB.