segunda-feira, 19 de março de 2012

WBF destitui cinturão Internacional de Zumbano Love

Raphael Zumbano / (Foto: Divulgação)

Hoje pela manhã a Federação Mundial de Boxe (WBF) enviou comunicado notificando que o pugilista peso pesado brasileiro Raphael Zumbano, o Zumbano "Love", 31, não é mais seu campeão Internacional por não ter defendido o cinturão no prazo de 9 meses.

A coroa foi obtida em 26 de novembro de 2010 quando Zumbano Love bateu o argentino Manuel Pucheta por decisão unânime na academia Companhia Athletica Brooklyn na capital de São Paulo. O trono até então estava vago.

Depois em março de 2011, o argentino Carlos Ojeda o desafiou no mesmo local e Zumbano Love defendeu a coroa. Desde então o paulista não sobe ao ringue colocando o título em jogo.

"O agradecemos por ter representado a Federação Mundial de Boxe como um campeão de destaque e lhe desejamos o melhor futuro em sua carreira", afirma Diana Spasova, secretária Geral da WBF no comunicado.

O representante da entidade no Brasil Eduardo Passos aponta que o cinturão será disputado pelo ex-campeão mundial da entidade, o sul-africano François Botha e o congolês radicado na França Carlos Takam em evento na França em luta do dia 31 de março na qual estará em jogo também a coroa da África pela Organização Mundial de Boxe (OMB).

Passos reforça que o adversário sugerido pelo ex-campeão, o argentino radicado na Bolívia Guido Santana não supria as necessidades técnicas para tal luta conforme normas da WBF. Zumbano Love já fora destituído também do cinturão latino da Organização Mundial de Boxe por não defendê-lo em tempo hábil.

Raphael Zumbano deu a seguinte resposta sobre o ocorrido:

"Primeiro meu oponente sugerido não é boliviano e sim argentino, acho que eles deveriam verificar melhor, antes de tomar qualquer decisão, se a WBF não aceitou, a WBA aceitou de primeira ele como meu oponente.

Outra coisa, em minha opinião faltou boa vontade, na aprovação do meu oponente por parte de algumas pessoas ligadas a WBF. Sempre que estas pessoas me procuraram, foi para colocar pressão e cobrar alguma coisa relacionada a defesa, nunca me ajudaram a pensar em alguma solução, fora que ficou no ar, o cheiro de ciúmes, por eu toda vez falar direto com o presidente da entidade e nunca com estas outras pessoas, o Presidente sempre foi a pessoa que eu tive mais contato lá dentro e foi por ele e por seu ex-presidente o Matteo Fantini, que eu conheci a WBF e tive meus primeiros contatos, tudo isso graças ao presidente da ANB, Adimilson Vasconcelos, o Pai Lalá.

Desejo o melhor a WBF e em se tratar desta querida entidade, desejo o melhor e tudo de bom, logo mais volto a disputar algum título por ela, tenho certeza disso e como de praxe, falarei direto com o Sr. Howard Goldberg presidente da mesma, apenas com ele, doe a quem doer.

Algumas pessoas ficam felizes quando isso acontece, principalmente quem vinculou esta notícia na mídia e se esquece que quem foi procurado para de um certo modo ajudar na aprovação dele para fazer parte da WBF fui eu, que graças a minha amizade e ligação profissional com o Presidente da WBF e outros membros, afim de divulgar mais a entidade no Brasil. Me perguntaram diversas vezes sobre ele e mesmo sem o conhecer disse que esta pessoa trabalha com um grande amigo e excelente boxeador brasileiro, Pedro Otas e por isso e apenas por isso pensava que o credenciaria a ter tal função junto a minha querida WBF.

Me sinto traído por isso, não pela perda do título, por que regulamento é regulamento, para mim ou para qualquer pessoa, afinal todo campeão tem um prazo limite para colocar seu título em jogo e sim, pela falta de empenho na realização de minha defesa".

Errata: Guido Santana é nascido na Argentina e luta pela Bolívia e não boliviano como informado anteriormente.