terça-feira, 1 de maio de 2012

Samir Santos encara Daniel Sabóia sábado

Samir Santos (esq.) x Daniel Sabóia (dir.) / (Foto: Divulgação - Cartaz)

O gaúcho Samir Santos, 31, lutará sábado dia 6 em casa contra o baiano radicado em São Paulo Daniel Saboia, 27, em combate de 10 assaltos pelos pesos médios (72,6 kg) no Ginásio Farido Salomão, em Rio Grande no estado do Rio Grande do Sul, no sul brasileiro.

Sabóia (10-3-1, 5 KO's) que equilibra as atividades nos ringues com as funções de flanelinha nas ruas de São Paulo e porteiro de prédio residencial está em boa fase na sua carreira. Começou em 2005 e recebeu destaque na mídia, teve um tropeço em 2006 perdendo por pontos, voltou a ganhar, mas 2010 lhe foi um ano ruim sendo superado pelo argentino Diego "La Joya" Chaves que faturou o vago cinturão meio-médio (66,7 kg) latino da Organização Mundial de Boxe (OMB). Depois Sabóia perdeu por nocaute no terceiro assalto para Edvan dos Santos Barros.

Em 2012 teve duas vitórias, uma sobre Joselito Santos após ambos lados sofrerem knockdown e outra sobre Humberto Conceição antes do gongo final. O Boxrec não contabiliza a vitória sobre Santos e lhe dá uma por nocaute no primeiro assalto sobre Sergio Lazaro em fevereiro desta temporada.

"Sabóia é um lutador que vai para a frente, o Samir tem um estilo mais parado, ambos tem como semelhança a busca pelo combate", declara o técnico José Aparecido da Silva, do Club Guarany de São Paulo sobre as chances de seu pupilo contra o gaúcho. "Fora de casa vamos buscar o combate".

"Daniel Sabóia é um jovem com um estilo próprio, guerreiro, técnico, duro e que ataca com violência e com grande perigo. Gosta de clinchar, com um bom trabalho na linha de cintura...Sabemos que será uma luta difícil, mas posso garantir que Samir Santos está bem preparado e tem consciencia do significado que tem este novo desafio. Com certeza faremos um excelente apresentação. Do inicio até o final do último round iremos buscar a vitória", aponta Paulo Lima Silva, técnico de Samir.

O veterano Samir (29-9-3, 20 KO's) que já passou um período de treinamento sob os cuidados do ex-campeão mundial Miguel de Oliveira vem de uma derrota para o catarinense Patrick Teixeira que lhe impôs duro nocaute em março e faturou a coroa Fedecentro dos médio-ligeiros (69,9 kg) da Associação Mundial de Boxe (AMB). O tipo de derrota que pede exames posteriores e prévios dos lutadores.

Samir para o próximo embate tem se preparado com Paulo Silva cinco vezes pela semana, em três turnos diários; manhã, tarde e noite. O técnico aponta que a preparação está de tal modo visando se recuperar a da derrota sofrida e em reconhecimento do rival. 

"Sonhamos com a revanche contra o Patrick, aí mesmo em São Paulo, pois queremos mostrar que o Samir Santos é um dos melhores lutadores do Brasil e representa o Projeto Punhos da Esperança", declara Paulo Silva. O trabalho social visa resgatar crianças em situação de risco no Rio Grande do Sul por meio do boxe e é feito por Samir e seus amigos.

O idealizador do embate entre Samir e Sabóia é o empresário e dirigente de boxe baiano Adimilson Vasconcelos da Cruz, o polêmico "Pai Lalá". "Minha intenção é promover grandes encontros no Brasil, temos grandes boxeadores. Por isso que iniciei a negociação de Gaspar (Julio Cesar dos Santos, atual campeão latino OMB dos cruzadores) e Lino (Laudelino Barros). Vamos tentar (Raphael) Zumbano contra (George) Arias também. O fator que dificulta brasileiros se enfrentarem é o financeiro".

Pai Lalá que também preside a Associação Nacional de Boxe (ANB), não vinculada a Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe), vê o mercado Argentino a frente do brasileiro e ressalta por entrevista em e-mail que mesmo sendo menor em extensão territorial promove mais lutas, mas crê que o panorama está modificando. O embate de sábado será válido pela versão brasileira dos médios do título da ANB.