terça-feira, 26 de junho de 2012

Entrevista com Beibut Shumenov

Beibut Shumenov / (foto: divulgação)

O cazaque Beibut Shumenov, 28, entrou para história do boxe no dia 29 de janeiro de 2010 quando venceu por decisão dividida o espanhol Gabriel Campillo e obteve o cinturão dos meio-pesados (79,4 kg) da Associação Mundial de Boxe (AMB) em revanche de luta perdida também por decisão dividida.

Além da cinta obtida bateu o recorde de 15 lutas para se tornar campeão do americano Jeff Harding pela categoria, precisando apenas de 9 lutas contando a da conquista. Em entrevista ao Córner do Leão, o campeão mundial Shumenov  (13-1-0, 8 KO's) fala sobre o começo no boxe, a decepção no amadorismo, o recorde quebrado e sobre seus possíveis rivais.

Como foi seu início no boxe?

Minha primeira inspiração foi assistindo lutas de Mike Tyson na televisão e então comecei a boxear em 1996.

Você disputou os Jogos Olímpicos de 2004 em Atenas, Grécia. O que sentiu quando não pode conquistar uma medalha olímpica?

Estava muito orgulhoso por representar meu país nas Olímpiadas e não ter vencido foi um período extremamente estressante em minha vida.

Você tem o recorde de ser o homem que conquistou o cinturão dos meio-pesados com o menor número de lutas. O que pode dizer disto?

Nunca pensei sobre isto e nunca tentei bater qualquer recorde, eu apenas queria enfrentar os melhores do mundo.

Você sentiu algum tipo de surpresa ao obter uma chance pela coroa em curto espaço de tempo?

Eu realmente me senti surpreendido.

Você considera dar uma oportunidade de terceiro combate ao espanhol Gabriel Campillo?

Claro, mas seria melhor se ele conquistasse o título de outra organização e então poderíamos fazer uma unificação de coroas.

Além de você a divisão dos meio-pesados tem como campeões o britânico Nathan Cleverly da Organização Mundial de Boxe, o americano Chad Dawson pelo Conselho Mundial de Boxe (CMB) e também americano Tavoris Cloud pela Federação Internacional de Boxe (FIB). O que pode dizer deste trio? Quem considera o mais perigoso?

Todos são grandes pugilistas e todos são perigosos.

O principal nome brasileiro na divisão é Marcus Vinícius de Oliveira que é número 10 da OMB. Sabe algo sobre ele?

Sinceramente não sei muito dele. Ele teria de estar ranqueado entre os 15 primeiros da AMB para que eu considere lhe dar uma chance para ser desafiante ao título.