domingo, 10 de junho de 2012

Manny Pacquiao perde cinturão para Timothy Bradley por decisão dividida

Manny Pacquiao (esq.) e Timothy Bradley (dir.) / (foto: Mark J. Rebilas - Presswire US) 

Resultado polêmico vem sendo alvo de críticas

O filipino Manny Pacquiao, 33, perdeu sua cinta dos meio-médios (66,7 kg) da Organização Mundial de Boxe há poucos instantes nesta madrugada de sábado para domingo para o americano Timothy Bradley, 28, após os jurados decidirem por vitória por decisão dividida (split decision) no combate efetuado no MGM Grand de Las Vegas, Nevada nos EUA.

Dois jurados viram a pontuação de 115-113 para Bradley enquanto um viu 115-113 para Pacquiao (54-4-2, 38 KO's). Com a vitória Bradley (29-0-0, 12 KO's) adquire a cinta que foi de Pacquiao o fazendo sentir o gosto amargo da derrota após 7 anos sem um resultado negativo. O americano é atual campeão superleve (63,5 kg) pela mesma entidade.

Boa parte dos presentes na platéia vaiaram o resultado, mas houve aplausos e depois o público ficou calado. O deputado boxeador asiático mostrou guarda fechada, contra-ataques com golpes precisos e num dos rounds intermediários balançou Bradley, o que pode ter pesado contra ele na visão dos jurados foi a fadiga demonstrada nos capítulos de encerramento da apresentação.

Bradley, o "Desert Storm" (Tempestade do Deserto), usou a cabeça para interromper a ação de "Pac-Man" quando se viu ameaçado e também de clinchs, estes mais no final dos rounds da primeira parte do combate. Por outro lado mostrou boa esquiva, pêndulo e mais condicionamento físico somado a maior disposição para avançar nos estágios derradeiros, as possíveis causas da decisão da dupla que o favoreceu.

A luta foi exibida ao Brasil pelo canal pago SporTV. A maioria dos meios de comunicação e personalidades da história do boxe como Lennox Lewis e Oscar de la Hoya criticaram o resultado do combate.