quinta-feira, 21 de junho de 2012

Opiniões sobre Lino Barros x Gaspar

Divulgação

A luta entre Laudelino "Lino" Barros, 35, e Julio Cesar "Gaspar" dos Santos, 34, tem mobilizado a comunidade do boxe. Ambos se encontrarão no dia 29 deste mês no Centro de Treinamentos do Palmeiras na Capital Paulista.

Barros (35-2-0, 30 KO's) luta em casa em busca do cinturão latino da Organização Mundial de Boxe (OMB) que já foi seu, porém perdeu por não defendê-lo em tempo hábil. O sul-mato-grossense é 5º do ranking geral da Associação Mundial de Boxe (AMB) e 13º da Organização Mundial de Boxe (OMB).

Gaspar (21-0-0, 19 KO's) atual dono da cinta, era campeão interino e recebeu a versão "regular" após Lino não efetuar a defesa. Seu empresário Eduardo Mello aposta em sua pegada contra a técnica de Barros e na sua capacidade de manter a invencibilidade.

Abaixo opiniões de personalidades do meio pugilístico variando de atletas, treinadores e comentaristas:

"Olha, falam tanto que o boxe do Brasil está em baixa, mas estamos tento várias lutas de bom nível nos últimos tempos. Lino x Gaspar acredito que será mais uma. Os dois têm mais ou menos a mesma idade, mas acho Lino mais experiente. Acredito em um combate tenso no início. Quem conseguir colocar os nervos no lugar primeiro vai vencer. Eu acredito numa vitória do Lino. E por nocaute. Mas não será fácil." - Wilson Baldini, comentarista esportivo do Estado de S. Paulo.

"Gaspar prá mim é o favorito. Acho que a trajetória dele é ascendente. O Lino já teve altos e baixos. Claro que será uma grande luta na qual tudo poderá acontecer." - Jorge Luiz Tourinho, cronista esportivo do site Liga Paulista de Boxe.

"Na minha opinião penso que deve dar Laudelino Barros. Ele é mais boxeador e além disso, possui muito mais experiência." - Servílio de Oliveira, empresário responsável pela condução de Sertão ao título mundial dos penas (FIB) em 2006 e único brasileiro dono de medalha olímpica no boxe, bronze México 1968.

"Meu voto é para Barros, creio que são carreiras similares, mas Barros enfrentou oponentes mais difíceis." - Henrique Abellá, cronista esportivo do site Boxeo Uruguayo.

"Acho um lutão, sou suspeito a falar por que sou mais amigo do Lino, ele já dormiu em casa muitas vezes, passamos momentos de amizade nessa vida, já o Gaspar gosto muito dele, e sei que é um ótimo lutador. Os dois têm futuro fora do Brasil, sem exagerar, digo até um titulo mundial. O lino boxeia mais e o gaspar briga mais. Nessa luta, sabendo o quanto o gaspar é bom, e o lino um tempo parado de lutar, dou 60% de chances pro Lino vencer essa luta e 40% para o Gaspar, mas tudo pode acontecer, minha opnião é essa." - Fábio Maldonado, lutador de MMA pelo UFC e pugilista.

"Eu vou torcer para meu amigo Gaspar, por que estreamos na Forja dos Campeões juntos, conheço a família dele e ele sempre foi um amigo fiel a mim." - Marcus Vinícius de Oliveira, o "Ratinho", campeão latino meio-pesado da OMB e contratado de Don King.

"Essa luta será um combate bem disputado, porém pela força que tem o o peso da luta e pela carreira que teve o lino no amadorismo internacionalmente e no boxe profissional acostumado com grandes lutas creio eu que ela vá mais confiante e cadenciado para esse combate. E leva esse combate." - Washington Silva, ex-membro da seleção olímpica nacional e mantenedor de projetos sociais que trabalham o boxe como ferramenta de inclusão social.

"Acredito que o Lino tem um boxe muito mais afinado do que o Gaspar pelo o que tenho visto. Sei que o Gaspar é pegador, mas assisti a luta dele anos atrás quando lutou aqui em Las Vegas e foi terrível. Analisando tecnicamente, ele não tem condições de ganhar do Lino, porém digo uma coisa, tudo pode acontecer em uma luta de boxe onde se pode ganhar todos os rounds e no final, tomar um soco e acabar perdendo por nocaute então, todo cuidado é pouco." - Marcelino Novaes, ex-membro da seleção de amadores do Brasil tendo competido como peso-pesado.

"Lino, com certeza é favorito. Mais experiente, se mantiver a vontade de ser campeão que sempre teve, vence qualquer um no Brasil, e se derem oportunidade, é um lutador respeitável lá fora." - Daniel Leal, jornalista do site Round 13, pioneiro na cobertura de boxe na rede.

"Eu acredito em Lino Barros, está treinado, tem experiência só que na categoria uma mão define a luta". - Juan Diaz, técnico argentino com trabalho no Brasil e ex-pugilista.

"É uma luta interessante, acredito que a tarimba do Lino fará a diferença. Já lutou em todo lugar do mundo contra todo tipo de lutadores quando representou a seleção Brasileira. E quanto profissional, chegou a uma ótima colocação no ranking. O Gaspar tem uma mão pesada, mas sinceramente não acredito que o Lino dê chance para essa mão entrar. Sou amigo dos dois e torço principalmente pra que nenhum deles se machuque seriamente." - Ivan Oliveira, o "Pitu", técnico que esteve com Sertão na conquista do mundial de penas da FIB e atual treinador de Jackson Jr. e de boxe do lutador de MMA Daniel Sarafian.

"Gaspar é um grande lutador muito técnico, mas Lino tem mais experiência como amador e profissional." - Kelson Pinto, ex-membro da seleção brasileira, enfrentou Miguel Cotto por título mundial e hoje atua como treinador de pugilismo com lutadores de boxe e MMA.

"Difícil definir o que pode ser desse combate, mas torço pelo Gaspar. Porém tambem sou amigo do Lino Barros. Com certeza será o melhor do ano esse combate e eu vou estar lá pode crer." - Adaílton "Precipício" de Jesus, ex-pugilista com carreira internacional e atualmente técnico de boxe.

"Eu acho que a vitoria será do Lino Barros mas com certeza sera uma luta equilibrada o Lino tem mais experiência e isso vai pesar." - Macaris do Livramento, ex-pugilista e hoje empresário (e marido) de Rosilete dos Santos, campeã mundial supermosca pela WIBA.

"Gaspar vai matar lino parceiro por eu acredito nele na vitória ou na derrota" - Josenilson Santos, o "Jô", pugilista.

"Os dois são dois animais! O Lino é mais experiente e o Gaspar está invicto... Sou um cara decidido mas dessa vez ta difícil. Numa luta de ponta como essa, boxe é cabeça e coração, quem dominar tudo isso leva a cinta!" - Vicor Haygert, técnico esteve no córner de Adonísio "Negreti" Reges quando este ganhou o cinturão Internacional da AMB em abril na Itália.

"Acredito que o Lino leva mais essa por ser mais experiente." - André Luiz França, announcer de lutas de boxe brasileiro.

"Gosto dos dois mas o Lino é favorito pela técnica e a forte base olímpica." - Marcelo Ferraz, presidente da Aproboxe.

"Grande combate entre dois grandes pugilistas! Creio na vitória do Lino pela vasta experiencia, qualidade técnica e poder de punch. Os técnicos Francisco Paco, Gabriel de Oliveira e o preparador físico Paulo Manzini são sem dúvidas pontos fortíssimos a seu favor! Por esse conjunto aposto na vitória do Lino." - Pedro Otas, boxeador ex-campeão latino dos cruzadores da OMB.

"Eu pessoalmente sou neutro no resultado porque os dois são muito bons e mais ainda são meus amigos. Espero que seja uma boa luta." - Sidney Siqueira, boxeador.

"Lino, pois pela experiência e pelo momento bom que esta passando em sua carreira." - Samir Santos, boxeador.

"Acho que Lino pela experiência." - Antonio Gomes Pereira, o "Tony Boxe", professor de pugilismo.

"Vejo o Lino vencedor, tem mais punch... uma pegada mais dura." - Luiz Gonsalez, ex-empresário de Marcus Vinícius de Oliveira, o "Ratinho", antes do lutador migrar para os EUA.

"Lino campeão, Lino é o cara." - Sérgio Oliveira, boxeador de Santa Catarina, treinou na equipe de Servílio de Oliveira em São Caetano.

"Acho que será um luta muito dura para ambos, mas acredito que o trabalho do Gabriel e do Paco com o Lino farão a diferença em cima do Ringue. O lino é um pouco mais experiente e na minha opnião merece uma chance pro titulo. O gaspar é um ótimo lutador e terá um teste duríssimo pela frente, mas o Lino teve adversários mais expressivos e isso também conta muito." - Bruno Rissi, técnico de boxe, já atuou como auxiliar de Pitu e foi córner de Adaílton.

"Acredito na vitória de Lino Barros sobre Gaspar em uma luta épica, Lino está engasgado com tudo o que aconteceu com seu cinturão latino WBO,e vem super motivado para essa luta lutando em casa. Lino não quer decepcionar os palmeirenses. Lutas como essas é sempre muito bem vindas, acho que CT do Palmeiras vai estar lotado." - Lucas Melo, filho e auxiliar de treinos de Rocky Jr.

"Penso que é uma luta sem favoritos e muito perigosa nos ronda iniciais principalmente, creio que se tiver algum favorito, é o Lino apenas por experiência, e acredito a o Gaspar sabendo que Lino tem mais experiência e está mais acostumados com lutas longas vai entrar para tentar definir logo o combate, o que fará que a luta se torne perigosa, uma luta aberta, já lutei 2 vezes (amadorismo) com o Gaspar e treinei muito com o Lino, por isso digo que em minha opinião é uma luta que será definida nos detalhes, mas com algum risco de ter KO, por se tratar de dois bons atletas, um mais pegador, Gaspar, e outro que encaixa melhor os golpes, Lino. Estou fazendo de tudo para adiar minha volta para Las Vegas para poder ver de perto esta luta." - Raphael Zumbano "Love", campeão Fedelatin da AMB e 15º do ranking da entidade.

"Gaspar, pela juventude e por ter recebido menos golpes." - Enzo "Guido" Romero, pugilista argentino que luta pela federação boliviana e match-maker.

"Tenho amizade dos dois a do Gaspar até mais forte do que Lino, mas por experiência nos meus estudos acredito que esta luta é do Lino. Agora o porque, digamos que Lino tem mais experiência no amador e no profissional, lutou com pessoas de expressão,então esta é a razão.Treinou em boas academias, experiência de treinos e combates internacionais sem dúvida vitória garantida para Lino." - Osvalmir Damasceno, o "Jamaica Blindado", pugilista e match-maker.

Nota do Editor: Dia 29 será uma sexta-feira e não sábado como aponta o cartaz.