terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Após terremoto no Haiti Berto não lutará mais contra Mosley

Shane Mosley e Andre Berto / Getty Images


Pais do boxeador moram no país que representou nos Jogos Olímpicos de 2004.


“Como consequência do desastre estou mentalmente e fisicamente exausto e não tive opção a não ser abandonar o combate”. Andre Berto nascido nos E.U.A, filho de pais haitianos, representou o país nos Jogos Olímpicos de 2004 e teria no dia 30 uma defesa de seu cinturão dos meio-médios do Conselho Mundial de Boxe frente ao experiente Sugar Shane Mosley.

O abandono do campeão abre caminho para um combate de Mosley contra Floyd Mayweather que teria pela frente o britânico Matthew Hatton. O promotor de lutas Richard Schaefer está trabalhando nessa possibilidade para uma colisão entre os dois atletas representados pela Golden Boy Promotions, do empresário e ex-pugilista Oscar de La Hoya.

A luta do início de ano para “Pretty Boy”, como é conhecido para Mayweather, seria contra o filipino Manny Pacquiao, mas após acusá-lo de usar substâncias ilegais para aumentar seu rendimento e não se submeter à exames surpresa, desistiu do combate que estava programado para o dia 13 de março. O nome de Mathew Hatton, irmão do mais famoso Ricky Hatton, surgiu como uma oportunidade para o americano invicto.

Berto deveria enfrentar Mosley que já foi campeão em três categorias diferentes de peso, mas após o terremoto de terça-feira passada que matou aproximadamente 50 mil a 200 mil pessoas, o boxeador de 26 anos que tem muitos parentes no país decidiu não realizar o combate no momento.

“Perdi membros de minha família no terremoto e após 2 dias sem notícias fiquei feliz em saber que minha irmã Naomi e sua filha Jessica sobreviveram, mas agora não têm casa”, desabafa Berto. “Eu vi a dor no olhar dos meus familiares quando tentam entender o que aconteceu a nossa nação e reconhecer o lugar que uma vez já chamaram de lar”.

No momento atual Andre Berto se mostra mais preocupado com o futuro do Haiti do que com o título mundial: “A reconstrução do Haiti não será feita da noite para o dia, mas estou totalmente dedicado a ajudar o povo a se recuperar dessa catástrofe”.