quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Holyfield desiste de luta na África por falta de pagamento

Evander Holyfield / Divulgação


O veterano Evander Holyfield (42-10-2, 27 KO's) de 47 anos, quatro vezes campeão mundial dos pesados e considerado o melhor lutador da categoria dos cruzadores de todos os tempos desistiu do seu combate contra François Botha (47-4-3, 28 KO's) em Uganda marcado para o dia 20 de fevereiro afirmando não terem pago a sua bolsa para a luta.

Conforme o site especializado BoxingScene, o promotor de lutas do americano Holyfield explica que o atleta aguardou por três meses a primeira parte do pagamento, porém não a recebeu e então decidiu não se apresentar no ringue.

Antes desse problema o combate já havia sido adiado do dia 16 de janeiro para 20 de fevereiro. Com a saída de Holyfield, o sul-africano Botha se prepara para enfrentar o americano Joey Abell (25-4, 24 KO's).

Holyfield mantém o sonho de se tornar o campeão mundial de boxe mais velho da história, recorde tem como dono atual seu oponente na década de 1990 George Foreman que conquistou o feito aos 45 anos. Entretanto, não é apenas isso que motiva o americano, mas também dividas financeiras.

A última luta e também última tentativa de conquistar o título mundial dos pesados do americano sem sucesso foi contra o gigante russo Nikolay Valuev em 20 de dezembro de 2008 pelo cinturão dos pesados versão AMB. Holyfield estava com 46 anos na época.

No boxe é comum ver casos de homens que não conseguem abandonar o ringue e deixam como última lembrança uma sombra pálida do que foram em seus tempos áureos como aconteceu com o lendário Archie Moore.