sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Documentário Tyson estreia no Brasil



Mike Tyson tem para o período em que vivemos uma carga de um deus mitológico, é observado por milhões mesmo afastado há anos dos ringues. Tudo o que faz vira notícia e é uma figura mais frequente aos meios de comunicação do que os pugilistas da atualidade e até mesmo mais que muitos dos atletas de outras modalidades badalados. O documentário Tyson (2009) estreia nos cinemas nacionais nesta sexta-feira e mostra diversas facetas do homem que se tornou um símbolo.

A obra do diretor americano James Toback mostra a ascensão e decadência do pupilo e praticamente filho de Cus D'Amato. O envolvimento com drogas, mulheres erradas, álcool e o desinteresse que veio com a perda de seu técnico são retratados na película em depoimentos do ex-atleta misturados com imagens antigas e algumas inéditas.

O filme não é uma ode ao “Homem Mais Malvado do Planeta”, como já foi chamado, e mesmo tendo apenas ele como fonte expõe suas fraquezas e defeitos além de buscar em sua infância muitos dos motivos que o levaram a se tornar um ser auto-destrutivo.

Na atenção que a mídia dá para atletas e ex-atletas Tyson rivaliza com Muhammad Ali, mas o “Maior de Todos” é sempre visto como um exemplo edificante, enquanto, Mike Tyson aparece diversas vezes em situações degradantes. O documentário mostra uma história rica que atrai todos os tipos de telespectadores e não apenas os amantes de lutas.