sábado, 30 de janeiro de 2010

Cazaque conquista cinturão com apenas 10 lutas profissionais

Beibut Shumenov / Divulgação


Foram necessárias apenas 10 lutas profissionais de boxe para o cazaque Beibut Shumenov (9-1, 6 KO's) conquistar seu primeiro título mundial. O europeu de 26 anos bateu na noite de ontem o ex-campeão Gabriel Campillo (19-3, 6 KO's), 31, da Espanha por decisão dividida. A luta foi válida pelo cinturão da Associação Mundial de Boxe dos meio-pesados (79, 4 kg) e aconteceu em Las Vegas, no E.U.A.

A vitória de Shumenov é um recorde que até então era de Michael Spinks havia conquistado seu cinturão mundial com apenas 17 lutas profissionais. O embate da noite passada foi uma revanche, Campillo derrotou o jovem pugilista no Cazaquistão em agosto do ano passado. No tira-teima nos E.U.A as plaquetas apontaram 117-111 para Campillo, enquanto as outras duas favoreceram Shumenov por 115-113 e 117-111.

“Essa vitória é para meus amigos e familiares no Cazaquistão”, comemorou Shumenov que começou batendo e controlando a luta até que Campillo reverteu nos rounds intermediários. “Eu fui roubado e quero que os árbitros sejam investigados”, declarou o ex-campeão.

O espanhol havia conquistado o título ao bater o argentino Hugo Hernan Garay em junho de 2009 por decisão majoritária dos árbitros. A luta ocorreu em Santa Fe, na Argentina. Agora se torna interessante ver a nega – como diz meu amigo Jamil – entre Campillo e Shumenov e de preferência em território neutro.


Gabriel Campillo / Divulgação